Diário de São Paulo
Siga-nos

O mau uso das lentes de contato pode levar à cegueira?

Por Dra. Claudia Del Claro

O mau uso das lentes de contato pode levar à cegueira?
O mau uso das lentes de contato pode levar à cegueira?

Redação Publicado em 29/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h33


Por Dra. Claudia Del Claro

O mau uso das lentes de contato pode levar à cegueira?

As lentes de contato são excelentes recursos ópticos e uma ótima alternativa ao uso dos óculos, pois possibilitam ao paciente mais qualidade de vida, conforto visual e melhoram a autoestima. Além disso, oferecem muito mais liberdade visual, pois ampliam o campo de visão.

Ainda, em doenças como ceratocone e outras deformidades na córnea, as lentes são os únicos recursos ópticos capazes de oferecer boa qualidade de visão, desta forma, estes pacientes são totalmente dependentes destas para executar suas atividades do dia-a-dia.

Entretanto, as lentes por estarem em contato direto com a córnea, se mau usadas podem trazer sérias complicações como úlceras na córnea.

Como a córnea é um tecido transparente, as infecções podem trazer consequências devastadoras aos olhos, limitando a visão por conta das cicatrizes, e estas, se muito extensas, podem levar ao transplante de córnea ou mesmo a perda do globo ocular.

Infelizmente, grande parte dos usuários de lentes, desconhece as informações corretas para seu uso saudável e isso faz com que estas sejam um grande fator de risco para as úlceras de córnea.

Os comportamentos inadequados mais frequentes são: não descartar as lentes dentro do prazo de validade, usar as lentes durante todo o período se vigília sem alternar com os óculos, molhar as lentes de contato com água de chuveiro, piscina ou mar. Além de dormir com as lentes e a falta de higiene e uso de produtos adequados para a desinfecção diária.

Estes são os 10 MANDAMENTOS para se evitar as complicações com as lentes de contato:

1-Lave bem as mãos com água e sabão e seque completamente antes de manusear as lentes.

2-Para limpar e armazenar use somente a solução de limpeza específica para lentes de contato. (não use soro fisiológico ou água). Faça movimentos de fricção e enxágue diariamente após o uso.

3- Todos os dias, após colocar as lentes nos olhos, despreze completamente a solução multiuso que ficou no estojo e limpe-o com a própria solução. Substitua o estojo a cada 3 meses.

4-Não use as lentes após seu vencimento (respeite o prazo de validade do fabricante).

5-Não durma com as lentes de contato.

6-Não tome banho de chuveiro ou mergulhe em mar, rio ou piscina com as lentes de contato.

7-Use colírios lubrificantes próprios para o uso com lentes de contato.

8-As lentes de contato não substituem completamente os óculos. Alterne diariamente o seu uso com os óculos.

9-Faça higiene nos cílios diariamente com xampu neutro ou produtos não oleosos próprios para o uso oftalmológico.

10-As lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista. Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada suspenda o uso e procure atendimento.

Setembro é o mês dedicado à educação da população quanto aos cuidados necessários com o uso das lentes de contato para que não haja prejuízo da saúde ocular, através da Campanha Nacional de Conscientização ao bom uso das lentes de contato, Setembro Safira.

Demonstrar quais são estes comportamentos e hábitos inadequados que aumentam os riscos de infecções na córnea ou intolerância às lentes de contato são fundamentos deste movimento para se evitar as complicações e para que o usuário tenha uma melhor experiência com as lentes, tanto que o slogan da campanha é: Lentes de Contato: use bem para usar sempre.

_________

*Dra. Claudia Del Claro – CRM-SC 10.589
Especialista em Lentes de Contato e Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Chefe do Setor de Lentes de Contato do Hospital de Olhos de Florianópolis.
Compartilhe  

Tags

últimas notícias