Sem categoria
O grande problema foi a extinção do Ministério da Segurança Pública, afirma Maia

“Ex-presidentes transferiram para os governos estaduais a responsabilidade da segurança pública, como se não fosse um programa integrado”, diz Maia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) , afirmou que a extinção do Ministério Extraordinário da Segurança Pública , ocorrida no atual governo, afetou a coordenação entre estados, municípios e governo federal no combate ao crime organizado.
Maia participou do 14º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta segunda-feira (7). Para ele, o órgão ajudava a integrar e articular as políticas de segurança, como o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
O Sistema Único de Segurança Pública (Lei 13675/18) foi aprovado pela Câmara em abril de 2018 e sancionado em junho do mesmo ano pelo então presidente Michel Temer, e tem o objetivo de integrar os órgãos de segurança pública, como as polícias federal e estaduais, as secretarias de segurança e as guardas municipais.
Segundo Maia, o Susp foi muito pouco aproveitado após a transferência das competências do ministério da Segurança Pública para a pasta da Justiça. Rodrigo Maia citou o caso do Rio de Janeiro, estado que enfrenta a milícia na capital e em várias regiões do interior. Segundo ele, se usasse o Susp, o governo teria um campo maior para trabalhar e agir.
“Todos os ex-presidentes sempre transferiram para os governos estaduais a responsabilidade da segurança pública, como se não fosse um programa integrado. O Ministério da Segurança Pública daria as condições para todos, não só para essa articulação, mas melhoraria e discussão de temas urgentes no combate à violência”, afirmou.
.
.
.
Câmara dos Deputados
-
saúde20 horas atrás
Governo do estado de SP anuncia fase vermelha da quarentena a partir de sábado
-
saúde24 horas atrás
Governo de SP deve anunciar nesta quarta mais regiões do estado na fase vermelha, após recorde de mortes e internados
-
Marcus Vinicius de Freitas21 horas atrás
Marcus Vinicius de Freitas: Os desafios globais da humanidade
-
Educação24 horas atrás
Sindicato diz que há 116 escolas com casos de Covid-19 na rede municipal de SP
-
Esportes23 horas atrás
Corinthians x Palmeiras: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem
-
Dia a Dia23 horas atrás
TST confirma pela 3ª vez que não existe vínculo empregatício entre motoristas e a Uber
-
Polícia24 horas atrás
Incêndio em casa na Vila Prudente deixa dois mortos
-
Esportes22 horas atrás
Inter de Limeira x São Paulo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem