Diário de São Paulo
Siga-nos

Airton Carline

As eleições estão chegando. Todos os candidatos irão falar que a prioridade máxima é o emprego. Que irão gerar milhões de empregos.

Airton Carline
Airton Carline

Redação Publicado em 22/08/2018, às 00h00 - Atualizado em 10/09/2018, às 00h50


O Emprego Acabou

As eleições estão chegando. Todos os candidatos irão falar que a prioridade máxima é o emprego. Que irão gerar milhões de empregos.

Quer saber a verdade? Não vão.

Não. ESTE TEXTO NÃO É SOBRE POLÍTICA. É sobre mercado. É sobre o que acontece de fato. No dia a dia.

A ERA do Emprego acabou. Não volta mais. Esqueça esta história de benefícios, carteira assinada, segurança, plano de carreira e outras crenças que a minha geração lutou e acreditou por muitos e muitos anos.

Vou repetir. Esta Era não existe mais.

Quer dizer que não vou mais trabalhar? Vou morrer de fome?

Não.

Quer dizer apenas que as condições agora são outras. Você vai viver de projetos. De parcerias. De juntar pessoas. De compartilhar. De dividir riscos e ganhos. De produzir para ganhar.

Se os governantes, não importa quem sejam, ficarem iludidos com a ideia de que vão gerar empregos, a decepção vai ser enorme e os prejuízos também. Para eles e para você que continua procurando por algo que não existe mais.

Mude o seu mindset ou ( não em tradução literal) a sua forma de enxergar as coisas.

Milhões de pessoas já perceberam e pararam de procurar empregos e nem fazem mais parte da lista de milhões de desempregados, só que muitos ainda não entenderam muito bem como devem se posicionar.

Aqui é o “X” da questão.

Pare de procurar emprego do modo como faz hoje.  Procure SOLUCIONAR PROBLEMAS. Que habilidades você possui que possa solucionar questões importantes para as empresas e/ou pessoas? Como você pode ajuda-las? De que forma você consegue conectar empresas, pessoas e gerar soluções? O que você sabe fazer que poucos sabem ou conseguem?

O espaço aqui é pequeno para explicar “tudo” mas o importante é saber que daqui em diante, você tem que ser um profissional muito flexível, ter habilidade para aprender e desaprender, estudar continuamente, conectar pessoas, atualizar-se “instantaneamente”, não se apegar a paradigmas ou fórmula prontas, ser rápido e preciso na tomada de decisões, e gerar um resultado eficaz muito rapidamente.

Tudo isto vai fazer de você  um profissional requisitado e principalmente manter-se ativo no mercado de trabalho. Sim. Mercado de trabalho e não mercado de emprego. Se souber se posicionar bem, poderá estar ganhando  mais e com muito mais garantia e segurança, afinal quem vai fazer o seu plano de carreira é você.

Compartilhe  

últimas notícias