Diário de São Paulo
Siga-nos

O desenvolvimento sustentável e o papel das organizações

O desenvolvimento sustentável e o papel das organizações

colunista leonardo campos
colunista leonardo campos

Redação Publicado em 27/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h43


Por Leonardo Campos*

O desenvolvimento sustentável e o papel das organizações

Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU – e o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, nos dois últimos anos, mais de 800 milhões de pessoas não tiveram acesso digno à alimentação e mais de 25% da população mundial não teve acesso à água potável.

O desafio de sobreviver neste planeta decorre de situações como mudanças climáticas, conflitos armados e fragilidades econômicas, dentre outras. Na tentativa de estabelecer um pacto por uma mudança real destas condições, em 2015 os 193 países pertencentes à ONU estabeleceram dezessete objetivos a serem alcançados até 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Os ODS’s possuem169 metas orientadas para a erradicação da pobreza, a proteção ambiental do planeta e a melhor condição de vida às pessoas. Para que sejam alcançados, há a necessidade de um trabalho cooperativo e colaborativo de nações, instituições públicas e privadas, organizações sociais e sociedade civil.

O desenvolvimento sustentável e o papel das organizações

Fonte: https://brasil.un.org/

As empresas buscam integrar os ODS’s em suas estratégias. Como exemplos, O Natura Campus é uma rede colaborativa desenvolvedora de soluções inovadoras pautadas por ciência e tecnologia criada pela Natura. Políticas globais de desenvolvimento sustentável como a da Braskem focam em soluções mais sustentáveis. No ramo da construção civil, a MRV age para o reaproveitamento e redução de entulho e gestão de resíduos em obras.

Além dos estudos científicos, o Guia dos ODS para as Empresas fornece um passo-a-passo para implantação dos objetivos na estratégia de negócios. Contudo, as empresas ainda enfrentam obstáculos nos seus modelos de negócios e culturas organizacionais atuais.

Mudanças demoram e as organizações precisam que seus colaboradores desejem um mundo mais justo e sustentável. Pessoas, como você e eu, constroem e perpetuam culturas organizacionais. Então se nosso comportamento sustentável fosse demonstrado pela intensidade de uma cor, o seu verde seria mais claro ou mais escuro?

________________________

Leonardo Augusto de Campos
Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS). Especialista em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro Mecânico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há mais de vinte anos como gestor industrial e de qualidade e processos em empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Membro do Comitê de Sustentabilidade da empresa onde trabalha. Atuou como professor em cursos de graduação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e como professor colaborador do curso de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisa nas áreas de Estratégias Empresariais, Inovações Sustentáveis e de Energias Renováveis.
[email protected]
www.linkedin.com/in/leonardo-campos
Compartilhe  

últimas notícias