Diário de São Paulo
Siga-nos

O controverso armazém da Amazon no meio de favela

As fotos de um novo centro de distribuição construído pela Amazon em Tijuana, no México, perto da fronteira com os Estados Unidos, viralizaram em poucas horas

O controverso armazém da Amazon no meio de favela
O controverso armazém da Amazon no meio de favela

Redação Publicado em 13/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h46


As fotos de um novo centro de distribuição construído pela Amazon em Tijuana, no México, perto da fronteira com os Estados Unidos, viralizaram em poucas horas pelas redes sociais.

Para alguns, é uma imagem perfeita das desigualdades do capitalismo. O gigantesco centro de distribuição da Amazon contrasta fortemente com a pobreza que o cerca.

E a ironia de ter uma das empresas mais ricas e globalizadas do planeta ao lado de famílias que vivem precariamente não passou desapercebida pelos usuários da internet.

Muitos no Twitter chamaram a instalação de US$ 21 milhões (cerca de R$ 110 milhões) de “distópica”, enquanto outros disseram que retrata “como o capitalismo é absolutamente perverso”.

O debate foi desencadeado por fotos aéreas tiradas pelo fotojornalista Omar Martínez.

Martínez, de 41 anos, trabalha para a agência mexicana Cuartoscuro e é natural de Tijuana, na fronteira dos Estados Unidos com o México.

“Tirei as fotos com a intenção de mostrar o grande contraste que existe aqui na minha cidade. Fico feliz que minha imagem tenha gerado um grande debate”, disse Martínez à BBC.

Ele afirmou que as fotos eram difíceis de tirar porque o lugar é “marginalizado” e pouco seguro. As fotos foram feitas à distância, com um drone.

“Fica próximo a um canal de esgoto onde tem muitos bandidos e traficantes de drogas. Então, não era um lugar muito seguro”.

.

.

.

.

BBC

Compartilhe  

últimas notícias