Beleza Destaque Principal saúde

O ácido mais queridinho do momento

Imagem - Cubo Guia
Redação
Escrito por Redação

Não é raro falar de cosméticos e logo associar com o ácido hialurônico. O mesmo se encontra em cremes, maquiagens e até em preenchimentos seja ele para dar volume ou disfarçar linhas de expressão.

O queridinho do momento promete manter a pele jovem, resistente, hidratada e elástica, e também vem sendo utilizado em diversos tratamentos, sejam eles estéticos ou medicinais. Nosso organismo produz essa substância através da molécula de proteína e açúcar, e age juntamente com o colágeno e a elastina, mas após os 25 anos de idade nosso organismo diminui a produção, necessitando assim da reposição do mesmo.

Além de estimular a formação do colágeno (proteína do tecido conjuntivo essencial para a saúde da pele, da cartilagem, dos ossos, etc),também ajuda na cicatrização e protege contra vírus e bactérias devido a suas propriedades anti-inflamatórias.

Dentre tantos benefícios é quase impossível imaginar alguma contraindicação, até porque ele éproduzido naturalmente por nosso corpo.

Mas, cuidado! Cremes que dizem ter este ativo podem causar vermelhidão, alergias ou outras reações cutâneas, não necessariamente por causa do ácido hialurônico, mas devido a outras substâncias que compõem o produto.

As infiltrações (viscossuplementação) – aplicações do ácido em casos de doença cartilaginosa –  se feitas de maneira correta, não demonstram perigos à saúde. Caso contrário podem ocorrer vermelhidão, inchaço, hematomas e desconforto. No caso de infiltração no joelho, pode-se acusar posteriormente dores ou líquidos na área tratada.

Por não existirem estudos que assegurem o uso do mesmo em períodos mais delicados, deve-se evitar o uso do ácido hialurônico na gravidez e lactação.

Por: Marina Roveda – Diário de São Paulo 

Sobre o autor

Redação

Redação

%d blogueiros gostam disto: