Diário de São Paulo
Siga-nos

Nunes Marques intima Kalil a cumprir decisão que permite cultos e missas presenciais

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), a cumprir "com máxima urgência" a

Nunes Marques intima Kalil a cumprir decisão que permite cultos e missas presenciais
Nunes Marques intima Kalil a cumprir decisão que permite cultos e missas presenciais

Redação Publicado em 04/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h17


Decisão publicada na madrugada deste domingo (4) prevê ‘cumprimento imediato’ e um prazo de 24 horas para que Kalil ‘esclareça as medidas tomadas’.

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), a cumprir “com máxima urgência” a decisão que permite celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas.

Buscas por embarcação de Bruno Pereira e Dom Phillips continuam

Kassio Nunes Marques

A intimação foi publicada na madrugada deste domingo (4) e usa como base a publicação de Alexandre Kalil nas redes sociais em que afirma que Belo Horizonte acompanharia o plenário do Supremo e, por isso, os cultos e as missas seguiriam suspensos. Além da postagem, a Advocacia-Geral da União (AGU) também se manifestou dando notícia da determinação do prefeito.

Além do cumprimento imediato, a intimação dá 24 horas para que Kalil esclareça “as providências tomadas, sob pena de responsabilização, inclusive no âmbito criminal, nos termos da lei”.

A Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais foi intimada a garantir o cumprimento da liminar em caso de “resistência da autoridade municipal ou de seus funcionários”.

Por fim, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também foi comunicada para “adoção das providências cabíveis”. Na visão de Nunes Marques, é grave uma “declaração pública de uma autoridade de que não pretende cumprir uma decisão” do Supremo Tribunal Federal.

O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte, com a Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais e com a PGR, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, em coletiva de imprensa — Foto: Esley Rezende / TV Globo
Compartilhe  

últimas notícias