Diário de São Paulo
Siga-nos

Número de pessoas que se deslocam a pé na cidade de SP cresce 17% em um ano, aponta pesquisa

O número de pessoas que se desloca a pé todos os dias na cidade de São Paulo cresceu 17% no último ano: passou de 20% em 2020 para 37% em 2021.

Número de pessoas que se deslocam a pé na cidade de SP cresce 17% em um ano, aponta pesquisa
Número de pessoas que se deslocam a pé na cidade de SP cresce 17% em um ano, aponta pesquisa

Redação Publicado em 21/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h58


número de pessoas que se desloca a pé todos os dias na cidade de São Paulo cresceu 17% no último ano: passou de 20% em 2020 para 37% em 2021.

O dado foi revelado pela pesquisa ‘Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana‘, da Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).

De forma isolada, é o meio de locomoção mais utilizado em todo ou em parte dos trajetos feitos pelos moradores da capital paulista.

Questionados sobre a frequência em que utilizam meios de transporte, 79% disseram ter o costume de andar a pé para se deslocar na cidade: 22% de vez em quando e 20% quase todos os dias, além dos 37% que sempre estão andando.

O levantamento mostrou que a população, de forma geral, acha perigoso enfrentar situações cotidianas da vida como pedestre: 68% dos entrevistados não se sentem seguros ao atravessar a rua na faixa de pedestres, 69% acham que andar na calçada é pouco ou nada seguro e 87% não se sentem confiantes ao passar por baixo de pontes e viadutos.

A pesquisa foi feita de forma online e presencial, entre os dias 10 e 26 de agosto de 2021, com entrevistados maiores de 16 anos e moradores da capital. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Principais meios de transporte

Apesar de o deslocamento a pé ter registrado alta no período, ônibus e carros seguem sendo os principais meios de transporte dos paulistanos. Confira a lista:

  • Ônibus municipal: 32%;
  • Carro: 24%;
  • A pé: 20%;
  • Metrô: 9%;
  • Aplicativos de transporte e Táxi: ambos com 4%;
  • Trem: 3%;
  • Motocicleta, bicicleta e ônibus intermunicipal: 1% cada.
Veículos transitam no Túnel José Roberto Fanganiello Melhem, no Centro de São Paulo — Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Veículos transitam no Túnel José Roberto Fanganiello Melhem, no Centro de São Paulo — Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Tempo de deslocamento entre os usuários de transporte

O usuário habitual de transporte público coletivo na cidade de São Paulo gasta cerca de 1h42 por dia durante o deslocamento (ida e volta) para realização de sua atividade principal, seja ela trabalhar ou estudar, por exemplo. O número representa uma queda de 14 minutos em relação ao ano passado.

Leia também

  • Aumento no preço do combustível é o principal motivo pelo qual os motoristas de SP reduziram o uso do carro, diz pesquisa

O tempo de deslocamento médio geral, somadas todas as atividades, é de 2h21 entre as pessoas que utilizam o coletivo todos ou quase todos os dias.

Os usuários de carros particulares gastam menos tempo de seus dias durante os deslocamentos pela cidade. Quem utiliza o carro de forma regular gasta, em média, 1h24 de deslocamento para realizar a atividade principal, cinco minutos e menos que em 2020. Em relação às atividades totais, são 2h05, um minuto a menos que no último ano.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias