Diário de São Paulo
Siga-nos

Número de multas na Área Azul de Rio Preto cresce desde o começo do ano

O número de multas por falta de cartão de Área Azul na região central de São José do Rio Preto (SP) aumentou de janeiro para abril, segundo dados da Emurb

Número de multas na Área Azul de Rio Preto cresce desde o começo do ano
Número de multas na Área Azul de Rio Preto cresce desde o começo do ano

Redação Publicado em 22/04/2018, às 00h00 - Atualizado às 13h24


O número de multas por falta de cartão de Área Azul na região central de São José do Rio Preto (SP) aumentou de janeiro para abril, segundo dados da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo).

A empresa é quem administra o estacionamento rotativo na cidade, que neste ano se viu envolvida em um escândalo com a fraude na licitação da Área Azul Digital.

O motivo do aumento das multas está na fiscalização, que aumentou. O crescimento no número de multas foi de 521% em três meses.

Em janeiro 98 pessoas foram autuadas por estacionar o carro na Área Azul e não pagar por isso. Já em março foram 608 multas.

“Teve aumento da fiscalização, está mais intensa para garantir o direito de todos de estacionar no centro e ter uma rotatividade maior”, afirma Silvio Pedro da Silva, diretor da Guarda Municipal.

O que chama a atenção é que esse crescimento no número de multas se deu num período em que a Área Azul perdeu território. No começo do mês passado, dois bairros da cidade – Santa Cruz e Boa Vista – deixaram de ter o estacionamento rotativo.

Na época, a Emurb estava sob intervenção e o presidente interino chegou a afirmar que não adiantava ter muitas vagas se o sistema era mal gerido. Com a extinção de 1.536 vagas nesses dois bairros, a prefeitura redistribuiu os agentes que ficavam nesses locais entre o Centro e a Redentora.

Ruas que antes não tinham fiscalização passaram a ter. Atualmente são 3.096 vagas e o estacionamento rotativo por duas horas custa R$ 3,50.

Em alguns setores já foi implantado o sistema de impressão de tickets. Até o fim do ano a Emurb quer reativar a Área Azul Digital, interrompida depois do escândalo no processo de licitação em janeiro desse ano.

A multa para quem estaciona irregularmente na Área Azul é de R$ 195,23 e a infração é grave, gera cinco pontos na CNH.

Compartilhe  

últimas notícias