Diário de São Paulo
Siga-nos

Novas instalações de painéis de energia solar triplicaram na capital paulista em 2021, diz associação

A demanda por instalação de painéis de energia solar em casas e estabelecimentos comerciais triplicou na capital paulista em 2021 em comparação a 2020, de

Novas instalações de painéis de energia solar triplicaram na capital paulista em 2021, diz associação
Novas instalações de painéis de energia solar triplicaram na capital paulista em 2021, diz associação

Redação Publicado em 17/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h22


A demanda por instalação de painéis de energia solar em casas e estabelecimentos comerciais triplicou na capital paulista em 2021 em comparação a 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

economia na conta de energia elétrica – que ficou ainda mais cara no ano passado – é apontada por especialistas como o principal motivo para a alta. Com as placas instaladas nos telhados, é possível economizar até 95% na conta de luz de casas e de 60% a 70% em empresas de média tensão.

O painel fotovoltaico, como é chamado, capta a luz solar e a transforma em energia elétrica para a utilização na casa ou comércio. Se o consumidor passa o dia fora de casa, por exemplo, e não consome a energia gerada, ela é fornecida para a concessionária de energia local para abastecer outros consumidores e gera um “crédito” para quem forneceu com até cinco anos para utilizar.

Além disso, a energia solar é considerada melhor para o meio ambiente, porque utiliza a luz do sol para gerar energia e deixa de usar outras fontes, como a queima de combustíveis fósseis – responsável por emitir gases que aumentam o aquecimento global.

O investimento neste tipo de energia, porém, ainda é alto. Ele leva em média cinco anos para se pagar e dar retorno financeiro, de acordo com a Absolar(saiba mais abaixo).

Em todo o Brasil e no estado de São Paulo, o segundo do país no ranking de energia solar, os números dobraram em 2021 em relação a 2020. Já na capital, triplicaram.

O número de novas conexões de energia solar passou de 756 em 2020 para 2.113 em 2021 na cidade de São Paulo. Foram 793 novos consumidores em 2020 e 2.198 no ano passado. Em termos de megawatts de potência instalada no ano, foram 6,9 megawatts em 2020 e 16,2 megawatts em 2021. Veja no gráfico abaixo:

Novas conexões de energia solar triplicam na capital paulista em 2021 — Foto: Arte/g1

Novas conexões de energia solar triplicam na capital paulista em 2021 — Foto: Arte/g1

Para Roberto Zilles, diretor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) na Universidade de São Paulo (USP) e coordenador de pesquisa em energia fotovoltaica na universidade, a alta da demanda se explica por três fatores:

  • A conta de energia elétrica ficou mais cara em 2021 por causa da bandeira vermelha e se tornou ainda mais vantajoso financeiramente a economia na conta que a energia solar proporciona;
  • Por ser uma grande metrópole, São Paulo adota primeiro as grandes inovações. É aqui que as pessoas têm poder aquisitivo maior e mais acesso à informação. Além disso, há mais empresas que realizam a instalação;
  • preocupação com o meio ambiente e formas de consumo sustentáveis e mais verdes é global, agravada pelo risco cada vez maior de desastres naturais provocados pelo aquecimento global que já afeta diversas partes do mundo.

“O crescimento tem muito a ver com o benefício econômico, que é muito interessante. Não quero tirar a importância dos benefícios sociais, de geração de emprego, e dos benefícios ambientais. Mas hoje colocar o sistema na sua casa ou no seu comércio é um investimento de 3 a 4 vezes melhor do que se você deixar o dinheiro na poupança. A energia solar é cara se comparada a outros custos, mas nenhuma aplicação no mercado financeiro te dá esse retorno”, afirma Zilles.

A expectativa da associação do setor é a de que o uso de energia fotovoltaica cresça ainda mais nos próximos anos, considerando o cenário de crise hídrica que está previsto para 2022.

.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias