Dia a Dia
Novas instalações de painéis de energia solar triplicaram na capital paulista em 2021, diz associação

Comparação é com o ano de 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Economia chega a 95% na conta de energia elétrica de residências. Marco Legal da Energia vai deixar economia menor a partir de 6 de janeiro de 2023, então tendência é de crescimento ainda maior em 2022.
A demanda por instalação de painéis de energia solar em casas e estabelecimentos comerciais triplicou na capital paulista em 2021 em comparação a 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
A economia na conta de energia elétrica – que ficou ainda mais cara no ano passado – é apontada por especialistas como o principal motivo para a alta. Com as placas instaladas nos telhados, é possível economizar até 95% na conta de luz de casas e de 60% a 70% em empresas de média tensão.
O painel fotovoltaico, como é chamado, capta a luz solar e a transforma em energia elétrica para a utilização na casa ou comércio. Se o consumidor passa o dia fora de casa, por exemplo, e não consome a energia gerada, ela é fornecida para a concessionária de energia local para abastecer outros consumidores e gera um “crédito” para quem forneceu com até cinco anos para utilizar.
Além disso, a energia solar é considerada melhor para o meio ambiente, porque utiliza a luz do sol para gerar energia e deixa de usar outras fontes, como a queima de combustíveis fósseis – responsável por emitir gases que aumentam o aquecimento global.
O investimento neste tipo de energia, porém, ainda é alto. Ele leva em média cinco anos para se pagar e dar retorno financeiro, de acordo com a Absolar (saiba mais abaixo).
Em todo o Brasil e no estado de São Paulo, o segundo do país no ranking de energia solar, os números dobraram em 2021 em relação a 2020. Já na capital, triplicaram.
O número de novas conexões de energia solar passou de 756 em 2020 para 2.113 em 2021 na cidade de São Paulo. Foram 793 novos consumidores em 2020 e 2.198 no ano passado. Em termos de megawatts de potência instalada no ano, foram 6,9 megawatts em 2020 e 16,2 megawatts em 2021. Veja no gráfico abaixo:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/3/W/toko40QhWTgGFy787tGA/20220315-sistema-voltaico1.png?w=740&ssl=1)
Novas conexões de energia solar triplicam na capital paulista em 2021 — Foto: Arte/g1
Para Roberto Zilles, diretor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) na Universidade de São Paulo (USP) e coordenador de pesquisa em energia fotovoltaica na universidade, a alta da demanda se explica por três fatores:
- A conta de energia elétrica ficou mais cara em 2021 por causa da bandeira vermelha e se tornou ainda mais vantajoso financeiramente a economia na conta que a energia solar proporciona;
- Por ser uma grande metrópole, São Paulo adota primeiro as grandes inovações. É aqui que as pessoas têm poder aquisitivo maior e mais acesso à informação. Além disso, há mais empresas que realizam a instalação;
- A preocupação com o meio ambiente e formas de consumo sustentáveis e mais verdes é global, agravada pelo risco cada vez maior de desastres naturais provocados pelo aquecimento global que já afeta diversas partes do mundo.
“O crescimento tem muito a ver com o benefício econômico, que é muito interessante. Não quero tirar a importância dos benefícios sociais, de geração de emprego, e dos benefícios ambientais. Mas hoje colocar o sistema na sua casa ou no seu comércio é um investimento de 3 a 4 vezes melhor do que se você deixar o dinheiro na poupança. A energia solar é cara se comparada a outros custos, mas nenhuma aplicação no mercado financeiro te dá esse retorno”, afirma Zilles.
A expectativa da associação do setor é a de que o uso de energia fotovoltaica cresça ainda mais nos próximos anos, considerando o cenário de crise hídrica que está previsto para 2022.
.
.
.
.
.
.
G1
-
Sem categoria17 horas atrás
Beneficiários do INSS vão receber R$ 1,5 bi em atrasados; descubra se você será contemplado
-
Sem categoria19 horas atrás
Em carta, adolescente conta à mãe ter sido estuprada desde os 5 anos pelo pai
-
Sem categoria11 horas atrás
Maitê Proença sobre namorada: “Queria que ela fosse um homem”
-
Sem categoria22 horas atrás
Vamos construir um Brasil melhor?
-
Sem categoria11 horas atrás
Cantor Tarik Lima e namorada morrem após acidente em estrada na Paraíba
-
Sem categoria19 horas atrás
Dona de jiboia desaparecida de apartamento em SP diz que animal foi encontrado dentro do fogão
-
Sem categoria19 horas atrás
Mês do orgulho LGBTQIA+: confira 16 filmes que celebram a diversidade e o amor
-
Sem categoria12 horas atrás
Vencedor de “A Fazenda”, Lucas Viana, é socorrido em festa durante crise e faz alerta; confira