Diário de São Paulo
Siga-nos

Nova York supera Londres como centro financeiro mais atrativo, diz pesquisa

Nova York superou Londres como o centro financeiro mais atrativo do mundo, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira (12), com a decisão do Reino Unido de sair

Nova York supera Londres como centro financeiro mais atrativo, diz pesquisa
Nova York supera Londres como centro financeiro mais atrativo, diz pesquisa

Redação Publicado em 12/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h35


São Paulo e Rio aparecem em 55º e 88º lugar do ranking da Z/ Yen, respectivamente.

Nova York superou Londres como o centro financeiro mais atrativo do mundo, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira (12), com a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia fazendo bancos migrarem empregos para fora da cidade a fim de preservar o acesso ao mercado único europeu, de acordo com a Reuters.

O Brexit representa o maior desafio para a indústria financeira na cidade de Londres desde a crise financeira de 2007-2009, já que isso pode significar que bancos e seguradoras perderão o acesso à UE, o maior bloco comercial do mundo.

São Paulo aparece em 55º lugar no ranking – uma melhora de 12 posições em relação a seis meses atrás, e dez posições acima do Rio de Janeiro, a única outra cidade brasileira da lista e que no ranking anterior figurava na 88ª posição.

Centros financeiros mais atrativos

POSIÇÃOCIDADE
1Nova York
2Londres
3Hong Kong
4Cingapura
5Xangai
6Tóquio
7Sydney
8Pequim
9Zurique
10Frankfurt
55São Paulo
65Rio de Janeiro

Brexit

Nova York ficou em primeiro lugar, seguida por Londres, Hong Kong e Cingapura, no índice dos centros financeiros globais Z/ Yen, que classifica 100 centros financeiros considerando fatores como infraestrutura e acesso a pessoal de qualidade.

No ranking, Londres mostrou queda de oito pontos em relação a seis meses atrás, o maior declínio entre os principais concorrentes. Os autores da pesquisa disseram que o recuo refletiu a incerteza em torno do Brexit.

Desde que os britânicos votaram há mais de dois anos para deixar a UE, algumas das empresas financeiras mais poderosas do mundo em Londres começaram a transferir funcionários para a UE com o objetivo de preservar o fluxo de comércio transfronteiriço existente depois de 2019.

Cerca de 5 mil postos de trabalho devem ser transferidos ou criados na UE a partir de Londres até março do próximo ano, quando o Reino Unido deixará o bloco europeu, segundo um estudo da Reuters publicado em março. O chefe do distrito financeiro da cidade de Londres previu em julho que 3,5 mil a 12 mil postos de trabalho financeiros seriam perdidos por causa do Brexit.

O ano passado assistiu a uma recuperação no número de bancos dizendo que planejam criar novas subsidiárias na UE após o Brexit. A maioria dos grandes bancos americanos, britânicos e japoneses disse que construiria operações em Frankfurt, Paris ou Dublin.

Outros centros europeus movimentaram-se no ranking mundial. Zurique subiu para o nono lugar do 16º lugar há seis meses. Frankfurt subiu para o 10º lugar do 20º lugar e Amsterdã subiu para o 35º lugar do 50º lugar.

“Londres e Nova York há muito tempo disputam o topo deste índice, e a incerteza em torno da futura forma do Brexit provavelmente será o fator decisivo em sua mais recente mudança de posições”, disse Miles Celic, executivo-chefe do grupo de lobby TheCityUK. “Em um mundo competitivo, não podemos pagar a complacência.”

Compartilhe  

Tags

últimas notícias