Diário de São Paulo
Siga-nos

Nova técnica aplica vacina da gripe com microagulhas que se dissolvem na pele

Pesquisadores apresentaram nesta terça-feira (27) uma nova maneira de imunização contra a gripe. No lugar de uma única aplicação com uma agulha intramuscular,

Nova técnica aplica vacina da gripe com microagulhas que se dissolvem na pele
Nova técnica aplica vacina da gripe com microagulhas que se dissolvem na pele

Redação Publicado em 29/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h24


Método promete ser uma alternativa à aplicação dolorida com agulhas e seringas e pode, no futuro, ser usado para outras doenças, de acordo com os pesquisadores.

Pesquisadores apresentaram nesta terça-feira (27) uma nova maneira de imunização contra a gripe. No lugar de uma única aplicação com uma agulha intramuscular, a dose da vacina poderá ser dada por meio de um com um adesivo com outras microgaulhas que se dissolvem na pele. Os resultados foram publicados na revista “The Lancet”.

O estudo foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, em inglês), em parceria com Instituto de Tecnologia da Georgia e a Universidade Emory. O método promete ser uma alternativa à aplicação dolorida de agulhas e seringas e, com o avanço das pesquisas, poderia eliminar o desconforto das injeções e a necessidade de ir até uma clínica para receber uma dose.

“Este adesivo com agulhas indolores e dissolúveis pode transformar a forma como somos vacinados”, disse Roderic I. Pettigrew, diretor do Instituto Nacional de Imagem Biomécia e Bioengenharia. “Uma característica particularmente atraente é que este adesivo de vacinação pode ser entregue pelo correio e ser usado pelo próprio paciente. Além disso, a tecnologia poderá ser desenvolvida para outras vacinas no futuro”.

De acordo com os pesquisadores, o produto tem 100 microagulhas solúveis na água, o suficiente para penetrar na pele. “A pele é um órgão de vigilância imunológica”, disse Mark R. Prausnitz, que colaborou com o projeto. “Ela é nossa interface para o mundo exterior, por isso está bem equipada para detectar um patógeno e montar uma resposta imune”, completou.

Os testes com produto envolveram 100 pacientes adultos, divididos em quatro grupos: vacinação com o adesivo de microagulhas administrado por um profissional de saúde; vacinação com o adesivo auto-administrado; vacinação com uma injeção intramuscular administrada por um profissional de saúde; placebo aplicado com microagulhas na pele, com a ajuda de um profissional de saúde.

Os pesquisadores usaram para a pesquisa uma vacina contra a gripe referente à temporada de 2014/2015 e descobriram que a vacinação feita com adesivo é segura, sem consequências graves — alguns pacientes tiveram reações locais na pele, onde estavam as microagulhas, descritas como “vermelhidão fraca e irritação suave”, com uma duração de dois a três dias.

Os resultados também mostraram que a resposta dos anticorpos à vacina, medida pela análise de amostras de sangue, era semelhante à dos grupos vacinados usando a injeção tradicional. Essa imunização ainda ocorria seis meses após a aplicação. Mais de 70% dos pacientes dos testes disseram que preferiam receber a vacina por meio do adesivo.

Compartilhe  

últimas notícias