Diário de São Paulo
Siga-nos

Nova poluição: máscaras e luvas são encontradas no mar da França

A organização francesa Operation Mer Propre (Operação Mar Limpo, em tradução livre) encontrou máscaras faciais e luvas de látex na água do mar. Os

Nova poluição: máscaras e luvas são encontradas no mar da França
Nova poluição: máscaras e luvas são encontradas no mar da França

Redação Publicado em 11/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h08


Organização alerta que os equipamentos de proteção devem ser jogados nas lixeiras para não acabarem nos oceanos

A organização francesa Operation Mer Propre (Operação Mar Limpo, em tradução livre) encontrou máscaras faciais e luvas de látex na água do mar. Os equipamentos de proteção individual ( EPI ) foram achados durante uma operação na costa da França.

O grupo alerta para o novo tipo de poluição , e informa que está encontrando esses itens há cerca de um mês. “É algo completamente novo. Nós não tínhamos isso antes (na água). Tem acontecido desde o final do isolamento, já que as pessoas começaram a sair novamente, vestindo máscaras na rua e, quando as removem, jogam no chão. Há um mês, estamos começando a vê-las no mar pela ação das chuvas. É um novo tipo de poluição”, explicou Laurent Lombard, fundador da associação, à Reuters.

De acordo com a organização, os EPIs não representam nem 1% das três toneladas de lixo encontradas pelo grupo desde sua fundação, em 2019. Apesar disso, o medo é de que esse tipo de descarte inadequado aumente.

“A mensagem é realmente para jogar suas máscaras em lixeiras. É bom para o meio ambiente – não jogue no chão, senão, acaba no mar. E também é uma questão de proteger os outros, para não infectar os outros. Se outras pessoas forem infectadas, também acabaremos sendo infectadas. É uma questão de bom senso”, afirma Laurent.

Compartilhe  

últimas notícias