Diário de São Paulo
Siga-nos

Nova mudança: Bolsonaro deve demitir Osmar Terra e deslocar Onyx para o cargo

Uma nova mudança na equipe de ministros do governo Jair Bolsonaro está próxima de acontecer. Pelo menos, é o que dizem alguns interlocutores do presidente,

Nova mudança: Bolsonaro deve demitir Osmar Terra e deslocar Onyx para o cargo
Nova mudança: Bolsonaro deve demitir Osmar Terra e deslocar Onyx para o cargo

Redação Publicado em 12/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h01


Com atuação questionada, ministro da Cidadania seria substituído pelo chefe da Casa Civil em nova troca no governo

Uma nova mudança na equipe de ministros do governo Jair Bolsonaro está próxima de acontecer. Pelo menos, é o que dizem alguns interlocutores do presidente, apontando que Osmar Terra, da pasta da Cidadania, deve perder o cargo e ser substituído por Onyx Lorenzoni. Segundo eles, o troca deve acontecer “em breve”.

A informação foi divulgada pelo jornal O Globo nesta quarta-feira (12), que lembrou ainda que a agenda oficial de Bolsonaro mostra reunião marcada com o ministro, que tem atuação bastante questionada e acumula desavenças no governo, por volta do meio-dia (horário de Brasília).

A troca por Onyx resolveria outro problema de Bolsonaro. Apesar do desgaste, o presidente definiu manter o ministro na equipe por sua lealdade e vê uma possível demissão neste momento como um ato de ingratidão. Sobre a Casa Civil , o novo nome deve ser alguém sem pretensões políticas e uma das opções seria realocar o general Luiz Eduardo Ramos, atualmente na Secretaria de Governo.

Caso a queda se confirme, Terra será o quinto ministro a cair. No primeiro ano do mandato, deixaram os cargos Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral), Ricardo Vélez (Educação), Floriano Peixoto (Secretaria-Geral) e Carlos Alberto Santos Cruz (Secretaria de Governo).

Ministro questionado

Dois dos principais problemas enfrentados por Terra seriam as divergências com a equipe econômica sobre o Bolsa Família , que vem tendo problemas e uma longa fila de espera, além do atrito com Luiz Henrique Mandetta , ministro da Saúde .

A publicação aponta que existe, dentro do governo , a história de que Osmar teria tentado derrubar Mandetta para assumir sua vaga. Além disso, as divergências em processos conduzidos pela Anvisa, como no debate sobre a liberação da venda de produtos à base de cannabis sativa, também são vistas como problema para a continuidade do ministro.

iG

Compartilhe  

Tags J.I

últimas notícias