Trabalhadores iniciaram nesta semana na fronteira entre Estados Unidos e México a construção de protótipos do muro entre os dois países prometido pelo

Redação Publicado em 06/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 07h54
Trabalhadores iniciaram nesta semana na fronteira entre Estados Unidos e México a construção de protótipos do muro entre os dois países prometido pelo presidente norte-americano Donald Trump. Os protótipos foram instalados em San Diego.
Segundo a NPR, emissora pública de rádio dos EUA, seis empresas foram selecionadas para construir 8 protótipos, metade deles de concreto e a outra metade de “outros materiais”. Uma vez instalados, eles serão testados pelo Departamento de Segurança Interna.
Quatro paredes serão erguidas entre San Diego e Tijuana, com cerca de 9 metros de altura. De acordo com a Reuters, a instalação deve ser concluída até o final de outubro.
Trump assinou em janeiro uma ordem executiva que autoriza a construção do muro, uma polêmica promessa de campanha. O objetivo é impedir a entrada de imigrantes ilegais.
O presidente americano defende que a construção seja financiada pelos contribuintes americanos e depois reembolsada pelo México. Mas o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto reiterou diversas vezes que o México não pagará pelo muro.
Ao longo da fronteira entre EUA e México, que cobre os estados da Califórnia, Arizona, Novo México e regiões do Texas, existem atualmente 569 quilômetros de muro, assim como outros 481 quilômetros de barreiras para dificultar a passagem de veículos e pessoas. Apesar disso, essa proteção não impediu o cruzamento de imigrantes ilegais nem do tráfico de drogas.

(Foto: Editoria de Arte/G1)
Leia também

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Brasil vence Egito, mas Ancelotti segue com dúvidas antes da estreia na Copa

Fábio Giga se manifesta após acidente envolvendo Porsche e outros cinco veículos em São Paulo

Brasil vira sobre os Estados Unidos e larga na frente em série de amistosos

MEC disponibiliza manual a profissionais de alfabetização

Suspeito é atropelado por trem durante tentativa de fuga da polícia em São Paulo

Fábio Giga se manifesta após acidente envolvendo Porsche e outros cinco veículos em São Paulo

Brasil vira sobre os Estados Unidos e larga na frente em série de amistosos

Brasil vence Egito, mas Ancelotti segue com dúvidas antes da estreia na Copa

Motorista de Porsche provoca colisão com motos e carros após perder o controle na Zona Sul de São Paulo