Diário de São Paulo
Siga-nos

Manaus registra em média 50 casos de violência doméstica por dia, diz Polícia Civil

Diariamente, uma média de 50 casos envolvendo violência doméstica são registrados na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) em Manaus.

Manaus registra em média 50 casos de violência doméstica por dia, diz Polícia Civil
Manaus registra em média 50 casos de violência doméstica por dia, diz Polícia Civil

Redação Publicado em 01/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h00


Ao todo, 16,2 mil ocorrências foram registradas entre janeiro e outubro na Delegacia da Mulher.

Diariamente, uma média de 50 casos envolvendo violência doméstica são registrados na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) em Manaus. Somente de janeiro a outubro deste ano, foram contabilizados 16,2 mil ocorrências em que as mulheres foram vítimas.

De acordo com a Polícia Civil, os casos são registrados em boletins de ocorrência e por denúncias anônimas pelos números 180 e 181. A partir da denúncia, em alguns casos, são solicitadas à Jusciça as medidas protetivas.

Nos primeiros nove meses de 2018, a DECCM protocolou 3,4 mil pedidos de medidas protetivas. Basta o relato da vítima para que ela seja solicitada. A proteção pode ser pedida em casos de agressão física, psicológica, moral e até patrimonial.

As medidas de proteção podem incluir a saída do companheiro de casa, a proibição de qualquer contato do agressor com a mulher, além de acompanhamento psicológico ou com assistente social, entre outras.

Mesmo com o elevado número de denúncias, a polícia afirma que houve redução no número de casos de violência doméstica. Em 2017, de janeiro a outubro, foram registrados 17,7 mil ocorrências, taxa 8,56% maior que o registrado no mesmo período deste ano.

“O número é alto, mas é um sinal de que as mulheres amazonenses estão confiando no trabalho policial, na Justiça e na Lei Maria da Penha e, assim, estão denunciando, saindo desse ciclo de violência doméstica”, disse Debora Mafra, titular da DECCM por meio de assessoria.

Feminicídio

Nos dez primeiros meses de 2018, foram registrados quatro casos de feminicídio no Amazonas, sendo três em Manaus e um no interior do estado. Em 2017, foram contabilizados 14 casos no mesmo período.

Compartilhe  

últimas notícias