Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo da Argentina escolhe Silvina Batakis como nova ministra da Economia

Imagem Governo da Argentina escolhe Silvina Batakis como nova ministra da Economia

Redação Publicado em 04/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h33


O governo da Argentinanomeou neste domingo (3) a funcionária do Ministério do Interior Silvina Batakis como a nova ministra da Economia. Ela assume o posto na vaga de Martín Guzmán, que renunciou em meio à delicada situação econômica do país.

“Batakis é uma renomada economista que cumpriu esse papel na província de Buenos Aires entre 2011 e 2015”, tuitou a porta-voz Gabriela Cerruti.

Batakis foi nomeada após uma conversa telefônica entre a vice-presidente Cristina Kirchner e o presidente Alberto Fernández, que vivem um desacordo dentro da coalizão governista nos últimos meses.

A conversa telefônica buscou estancar uma crise no governo em um momento muito delicado para a economia argentina, depois que o dólar atingiu patamares recordes durante a semana e os caminhoneiros fizeram protestos pela escassez de diesel no país.

A renúncia de Guzmán, o ministro mais questionado do gabinete de Fernández e que estava no cargo desde 10 de dezembro de 2019, ocorreu enquanto Cristina fazia um discurso público com um forte tom crítico ao rumo da economia sob o comando de Guzmán.

Silvina Batakis é formada em Economiapela Universidade Nacional de La Plata e possui mestrado em Finanças Públicas e Economia Ambiental, este último pela Universidade de York, no Reino Unido, segundo um comunicado da presidência argentina.

Compartilhe  

últimas notícias