Publicado em 02/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h00 Redação
Explosões abalaram a cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, neste sábado, enquanto a artilharia russa avançava no leste do país, após uma semana em que o número de mortes civis devido ataques de mísseis russos subiu nos centros urbanos bem atrás da linha de frente.
“Há explosões poderosas na cidade! Fiquem em abrigos!”, escreveu Oleksandr Senkevych, prefeito da região de Mykolaiv, que faz fronteira com o porto de Odesa no Mar Negro, no aplicativo de mensagens Telegrama enquanto soavam as sirenes de ataque aéreo.
A causa das explosões não ficou imediatamente clara, embora a Rússia tenha dito mais tarde que havia atingido os postos de comando do Exército na região. A Reuters não pôde verificar os relatórios de forma independente.
Kiev diz que Moscou intensificou os ataques com mísseis contra cidades distantes dos principais campos de batalha no leste do país e que atingiu deliberadamente locais civis. As tropas ucranianas nas linhas de frente orientais, por sua vez, descrevem intensas barragens de artilharia que atingiram áreas residenciais.
A Rússia diz ter como alvo locais militares e nega atingir civis. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que “as Forças Armadas russas não trabalham com alvos civis”.
O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov, inspecionou as tropas russas envolvidas no que Moscou chama de “operação militar especial”, disse o Ministério da Defesa da Rússia, embora não estivesse claro se ele estava na Ucrânia.
A inspeção acontece após ganhos lentos mas constantes das forças russas com a ajuda da artilharia implacável no leste da Ucrânia, um foco para Moscou após ter reduzido seus objetivos de guerra mais amplos de derrubar o governo após a feroz resistência ucraniana.
“Definitivamente, eles estão tentando nos desmoralizar. Talvez algumas pessoas sejam afetadas por isso, mas para nós isso só traz mais ódio e determinação”, disse um soldado ucraniano retornando de Lysychansk, o último bastião da Ucrânia na província de Luhansk.
A Rússia está procurando expulsar as forças ucranianas das províncias de Luhansk e Donetsk, na região industrializada de Donbas, onde os separatistas apoiados por Moscou têm lutado contra Kiev desde a primeira intervenção militar russa na Ucrânia, em 2014.
A agência de notícias TASS da Rússia citou uma fonte próxima às forças apoiadas pela Rússia em Luhansk dizendo que as últimas forças da Ucrânia em Lysychansk estavam sob ataque intenso. “Elas serão derrotadas no futuro próximo se não se renderem”, disse a fonte.
Não foi possível verificar o relatório de forma independente. As autoridades ucranianas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.
Leia também
Os debates entre Lula e Bolsonaro serão imperdíveis
Paulo Muzy dobra seguidores após ser cancelado pela esquerda; entenda o que aconteceu
IMAGENS FORTES! Vídeo choca ao mostrar estado da vítima após acidente causado por Bruno Krupp
Descubra o que aconteceu com Felipe Thomaz, filho de Guilherme Pádua e Paula assassinos de Daniella Perez
Vídeo choca ao mostrar de perto o resgate do lutador de jiu-jistu baleado na cabeça
"Rainha dos Cravos" perde milhares de dólares após YouTube considerar vídeos inapropriados
Vídeo de menino de 9 anos dirigindo em alta velocidade em rodovia viraliza na internet; assista
Kaka Diniz, marido de Simone, rebate boatos sobre caso com Simaria
Ao vivo, Luiz Bacci dá notícia inesperada e repórter se emociona; veja vídeo
Anne Heche está em coma e em estado ‘extremamente crítico’ após acidente de carro