A Subsecretaria de Proteção Animal (Supan), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, promove a primeira campanha de adoção de animais após

Redação Publicado em 22/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h24
A Subsecretaria de Proteção Animal (Supan), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, promove a primeira campanha de adoção de animais após o início da pandemia da covid-19. A ação, em parceria com os projetos Bem Estar Animal e Bichinho Feliz, ocorre hoje (22), a partir das 12h, em um shopping situado na zona norte da cidade.

Baseado em levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Pet Brasil, estima-se que o estado do Rio tenha 3,4 milhões de animais abandonados. Com a pandemia, o indicativo aumentou cerca 40%.
Segundo a subsecretária de Proteção Animal, Karla de Luca, “houve um aumento de 40% no abandono e maus tratos de animais no período da covid-19 no estado. Acreditamos que, com o retorno das campanhas presenciais de adoção, reforçando o catálogo virtual, conseguiremos alavancar o número de pets adotados”, disse.
Na ação, os candidatos a adotar um animal devem apresentar carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de residência, originais e cópias. Além disso, também é necessária aprovação em entrevista, feita na hora.
A subsecretária disse ainda que “a adoção consciente é fundamental. Pensando sempre no bem-estar do animal, somos criteriosos para ter certeza que o adotante tem condições – emocionais, financeiras e até em relação à estrutura familiar – de ter um animal em casa. Os cães e gatos têm, cada um deles, um perfil, assim como nós”, explicou Karla de Luca.
A evento de adoção de animais seguirá protocolos de prevenção à covid-19, como distanciamento de dois metros por pessoa, disponibilização de álcool 70% e uso de máscaras.
Impossibilitada de realizar campanhas presenciais de adoção e com o crescente número, a Supan elaborou um catálogo virtual do projeto Amor Delivery, que resgata animais em condições de abandono e maus tratos em todo o Estado do Rio. Os animais ficam em lares temporários voluntários, recebendo assistência veterinária da subsecretaria, até encontrarem um adotante.
Um livro com os animais disponíveis para adoção está nas redes sociais da Subsecretaria de Proteção Animal, por onde o candidato a adotante pode escolher o que mais interessar. Quando é confirmada a adoção, a Supan leva o animal até o domicílio do novo tutor.
.
.
.
AGENCIA BRASIL
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump

Homem intercepta ônibus de pacientes, viaja 85 km sob ameaça e acaba preso em Ribeirão Preto

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros