Começa hoje (3) a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, com o objetivo de imunizar, em novembro, cerca de 70 milhões bovinos e bubalinos de até 2

Redação Publicado em 03/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h31
Começa hoje (3) a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, com o objetivo de imunizar, em novembro, cerca de 70 milhões bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade, conforme prevê o Calendário Nacional de Vacinação 2020 para a maioria dos estados brasileiros.

A Divisão de Febre Aftosa da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ressalta que, tão importante quanto a vacinação correta, é também o preenchimento completo da declaração de vacinação e entrega online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual, dentro dos prazos estipulados.
É com o registro da declaração que o produtor poderá cumprir com os compromissos sanitários junto ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. Segundo o Mapa, as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas “e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda”.
Ainda segundo a pasta, a vacina, em dose de 2 mililitros (ml) deve ser aplicada com agulhas novas “na tábua do pescoço de cada animal”, de preferência nas horas mais frescas do dia. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com a ajuda do órgão de defesa sanitária animal estadual.
Dados parciais da primeira etapa de vacinação divulgados em setembro informaram que, naquele mês, a cobertura vacinal estava em 97,81% do rebanho de bovinos e bubalinos de todas as idades, percentual que corresponde à imunização de 166 milhões de animais.
.
.
.
Agência Brasil
Leia também

Steven Spielberg diz que Estados Unidos levaram ET de Varginha para o país

Incêndio em empresa de logística mobiliza bombeiros por mais de dez horas em Guarulhos

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Instagram Plus chega ao Brasil por R$ 10 por mês e marca nova aposta da Meta em assinaturas

Parada LGBT+ de São Paulo celebra 30 anos com ato por direitos e participação política

Após recaída, Rafael Cardoso inicia tratamento em clínica de reabilitação

Fachin cria grupo para revisar penduricalhos e padronizar pagamentos

MEC prorroga inscrições do Enem 2026 e candidatos ganham mais uma semana para se cadastrar

Seleção feminina enfrenta os Estados Unidos em teste de peso para a Copa do Mundo de 2027

PF aponta que apreensão de 500 kg de cocaína frustrou plano de traficante procurado pela Interpol