Uma força-tarefa cumpre nesta quarta-feira (22) 19 mandados de busca e apreensão em operação contra suspeitos de sonegação fiscal em São Paulo.

Redação Publicado em 22/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h05
Uma força-tarefa cumpre nesta quarta-feira (22) 19 mandados de busca e apreensão em operação contra suspeitos de sonegação fiscal em São Paulo.
Os mandados são cumpridos nas cidades de São Paulo, Barueri, Osasco, Itupeva, Jundiaí e Mairiporã e foram expedidos pela Justiça de Osasco.
O alvo principal é a Falcon Estaleiros do Brasil, líder no mercado brasileiro de embarcações de luxo. Endereços residenciais da empresária sócia e CEO da empresa, que em 2016 apareceu na lista dos 30 jovens mais promissores do Brasil da revista Forbes, também estão sendo vistoriados.
Policiais tiveram que escalar a sacada do prédio da empresária para ter acesso ao apartamento.
Segundo os investigadores, a empresa, um dos maiores estaleiros da América Latina, deve cerca de R$ 50 milhões de ICMS no Estado de São Paulo e outros R$ 490 milhões em tributos federais, conforme análise da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
Os investigadores descobriram que, para escapar do Fisco, a empresa montou um sofisticado esquema de blindagem patrimonial e uma rede de empresas fantasmas, abertas em nome de laranjas.
O objetivo da operação é recolher documentos e informações que ajudem a comprovar as fraudes. Os investigadores também querem entender porque a empresa emitiu notas fiscais subfaturadas e se clientes se beneficiaram disso.

A operação apura três crimes: sonegação fiscal, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Batizada de Cavalo-Marinho, a ação é a primeira operação do CIRA, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, que reúne MPSP, Fazenda Estadual e Procuradoria Geral do Estado de SP.

Leia também

Terremoto deixa mortos e provoca destruição em larga escala no sul das Filipinas

Sampa Games prorroga inscrições e amplia oportunidade para desenvolvedores independentes

Incêndio volta a atingir galpão em Guarulhos horas após combate das chamas

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Duas bolivianas são presas com quase 5 kg de haxixe em ônibus no interior de São Paulo

Vídeo: casal é alvo de ofensas homofóbicas dentro de trem da Linha 4-Amarela em São Paulo

Cuidado com o clique: Como identificar links falsos e e-mails suspeitos

Vídeo: policial de folga é baleado ao tentar impedir assalto no Morumbi

Duas bolivianas são presas com quase 5 kg de haxixe em ônibus no interior de São Paulo

Sampa Games prorroga inscrições e amplia oportunidade para desenvolvedores independentes