Luiz Fux pediu mais tempo para examinar processos relacionados à privatização de cemitérios São Paulo

Gabriela Thier Publicado em 15/05/2025, às 19h11
Na última quarta-feira (14), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar a avaliação de duas decisões cruciais do ministro Flávio Dino, que visam estabelecer um limite para a cobrança de serviços funerários e de cemitérios na capital paulista. O pedido de adiamento foi feito pelo ministro Luiz Fux, que solicitou um tempo adicional para examinar os detalhes do processo em questão.
O adiamento reflete a intenção de Fux em consolidar este caso com outro similar que também está sob a relatoria de Flávio Dino, além de processos relacionados à privatização de cemitérios e crematórios, atualmente sob análise do próprio Fux. A unificação dessas discussões é vista como uma estratégia para garantir que as decisões sejam coerentes e abrangentes.
Enquanto a análise não é retomada, as liminares estabelecidas por Flávio Dino permanecem válidas. Em novembro de 2024, o ministro determinou que os contratos de concessão dos cemitérios e crematórios da cidade retornassem aos valores praticados antes da privatização. Além disso, em março deste ano, ele ordenou a ampla divulgação dos preços desses serviços à população. A privatização dos cemitérios e crematórios em São Paulo, que ocorreu em 2023, gerou um intenso debate público acerca do aumento das tarifas dos serviços funerários, levando o partido PCdoB a ingressar com uma ação no STF contra a Prefeitura de São Paulo.
Até o presente momento, a Prefeitura não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, apesar das solicitações para que fornecesse um posicionamento. A expectativa é que, após o período de análise solicitado por Fux, a discussão retorne ao STF. A decisão final sobre essa questão poderá ter um impacto significativo na maneira como os serviços funerários são cobrados na cidade, afetando tanto os consumidores quanto as empresas do setor.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

CBF notifica 99, BYD, Bradesco e Nubank por suposto marketing de emboscada durante a Copa

VÍDEO: pastor é flagrado fazendo sexo com menor de idade nos fundos de igreja

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa