Prefeitura de São Bernardo do Campo informou que o segurança agressor não possui mais vínculo com o hospital

William Oliveira Publicado em 22/05/2025, às 08h00
Na madrugada da última quarta-feira (21), um grave episódio de violência foi registrado no Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Um segurança agrediu fisicamente um paciente em situação vulnerável, gerando forte comoção pública após a divulgação das imagens pelas câmeras de segurança.
O vídeo mostra o paciente, que usava um colar cervical e estava em uma cadeira de rodas, aparentemente alterado enquanto falava ao telefone na recepção. Durante a interação, ele gesticulou em direção ao segurança, que se aproximou e iniciou um confronto verbal. A discussão evoluiu rapidamente.
Confira o momento:
Paciente em cadeira de rodas É agredido por um segurança em um hospital de São Bernardo do Campo. O homem caiu no chão após ser empurrado durante uma discussão. A prefeitura informou que os seguranças envolvidos, que eram terceirizados, foram demitidos
— Balanço Geral (@balancogeral) May 22, 2025
Veja essa e outras… pic.twitter.com/N35WcdwvcW
Quando o paciente tentou se levantar da cadeira, o segurança o empurrou com força, derrubando-o no chão. Mesmo após a queda, ele continuou sendo agredido ao tentar se reerguer, sofrendo novos empurrões e um chute na região do quadril. Em diversos momentos, o paciente tentou revidar e levantar-se, mas foi contido de maneira violenta. Outro segurança que estava no local preferiu não intervir.
As imagens revelam um cenário de descontrole e abuso, com a vítima tentando se defender mesmo caída no chão.
Diante da gravidade do ocorrido, a Prefeitura de São Bernardo do Campo emitiu nota oficial repudiando veementemente a conduta dos funcionários terceirizados. Os dois seguranças foram desligados de suas funções e a empresa contratada foi formalmente notificada. O comunicado também informa que os protocolos de segurança e os treinamentos serão revistos e reforçados para todos os profissionais responsáveis pelo controle de acesso nos hospitais municipais.
Leia a nota na íntegra:
"A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, repudia os atos de violência praticados por dois seguranças terceirizados contra um paciente no Hospital de Urgência. A empresa de segurança foi notificada, os seguranças foram desligados e serão reforçadas as orientações e treinamentos para todos os colaboradores de segurança e controladores de acesso. A Prefeitura de São Bernardo reitera que não compactua com nenhum tipo de violência e que todas as medidas administrativas estão sendo tomadas para que essa triste situação não se repita e para que os envolvidos sejam exemplarmente punidos".
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo