Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia-a-Dia

Saída temporária: 33 mil presos de São Paulo liberados para passar o Natal em casa

Medida tem como objetivo promover a ressocialização

Saída temporária: 33 mil presos de São Paulo liberados para passar o Natal em casa - Imagem: Reprodução/Freepik
Saída temporária: 33 mil presos de São Paulo liberados para passar o Natal em casa - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 22/12/2023, às 09h27


33 mil presos em regime semiaberto em São Paulo serão liberados de 182 cadeias para passar o Natal em casa nesta sexta-feira (22). A liberação deve ocorrer pela manhã e os presos deverão retornar às cadeias em janeiro.

A saída temporária é um benefício concedido aos presos que cumprem pena no regime semiaberto. Ela permite que os presos passem um período de tempo fora da prisão, geralmente durante feriados e datas comemorativas. A saída temporária tem como objetivo promover a ressocialização dos presos, permitindo que eles mantenham contato com a família e a comunidade.

No caso dos presos de São Paulo, a saída temporária foi suspensa durante a pandemia de COVID-19. Ela foi retomada após a melhora dos indicadores da pandemia no estado.

Segundo o Metrópoles, a supervisão dos detentos durante a saída temporária é responsabilidade da secretaria, que envia uma relação nominal com fotografias de todos que foram liberados para as polícias Civil e Militar. Esse procedimento visa possibilitar a identificação dos presos, caso seja preciso.

A notícia da saída temporária dos presos sempre gera opiniões divergentes. Alguns 
acreditam que a medida é importante para a ressocialização dos presos, enquanto outros afirmam que ela representa um risco à segurança pública.

Compartilhe  

últimas notícias