Diário de São Paulo
Siga-nos
GOLPE

Saiba como funcionava call center do crime que enganava vítimas em SP

A polícia revelou nesta semana como operava um call center do crime usado para aplicar golpes bancários contra idosos em São Paulo; três suspeitos foram presos

Golpe que já causou prejuízo superior a R$ 1 milhão - Imagem gerada por IA
Golpe que já causou prejuízo superior a R$ 1 milhão - Imagem gerada por IA

William Oliveira Publicado em 09/04/2026, às 10h41


A Polícia Civil de São Paulo desmantelou uma central telefônica criminosa responsável por aplicar golpes que ultrapassam R$ 1 milhão, tendo como principais alvos pessoas idosas. Três suspeitos foram presos durante uma operação realizada nesta semana.

Segundo as investigações, o grupo se passava por funcionários de instituições bancárias para enganar as vítimas. Durante as ligações, os criminosos informavam sobre uma suposta compra de alto valor — como passagens internacionais — com o objetivo de gerar preocupação e induzir a vítima ao erro.

Ao negar a transação, a pessoa era orientada a entrar em contato com o número indicado no cartão bancário. No entanto, um sistema fraudulento impedia o encerramento da ligação, fazendo com que a vítima acreditasse estar iniciando um novo contato com o banco, quando, na verdade, continuava falando com os golpistas.

Na sequência, outro integrante da quadrilha assumia a conversa, reforçando a falsa credibilidade e induzindo a vítima a fornecer dados sensíveis, como número do cartão, senha e código de segurança.

Para tornar o golpe ainda mais convincente, os criminosos enviavam um motoboy até a residência das vítimas. Sob o pretexto de que o cartão passaria por uma análise de segurança e que os valores seriam ressarcidos, as vítimas acabavam entregando o cartão aos suspeitos.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão. Celulares e computadores foram recolhidos e devem auxiliar na identificação de outros envolvidos no esquema.


últimas notícias