Diário de São Paulo
Siga-nos
TRÂNSITO

Rodízio de veículos é suspenso em São Paulo; medida entra em vigor nesta segunda (22)

Durante o período de festas e férias escolares, os carros de passeio poderão circular livremente em São Paulo; o rodízio volta oficialmente em 12 de janeiro de 2026

Rodízio de veículos é suspenso em São Paulo - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Paulo Pinto
Rodízio de veículos é suspenso em São Paulo - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Paulo Pinto

William Oliveira Publicado em 22/12/2025, às 09h34


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), anunciou a suspensão temporária do Rodízio Municipal de Veículos a partir desta segunda-feira (22). A interrupção se deve à redução natural do tráfego de automóveis na cidade durante o período de festas de fim de ano e férias escolares.

Durante a suspensão, todos os veículos de passeio poderão circular livremente, independentemente do final da placa, até o dia 9 de janeiro de 2026. A Operação Horário de Pico será retomada oficialmente em12 de janeiro de 2026.

A medida foi formalizada no Diário Oficial da Cidade, alinhando-se ao planejamento operacional para o encerramento do ano civil.

O que permanece em vigor?

As regras para veículos pesados e serviços específicos continuam normalmente, sem alterações. Entre elas:

  • Rodízio de caminhões: restrições de circulação por final de placa e horários definidos.
  • ZMRC: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões.
  • ZMRF: Zona de Máxima Restrição ao Fretamento.

Regras gerais e penalidades

Fora do período de suspensão, o rodízio restringe a circulação no Centro Expandido (delimitado pelo Minianel Viário) nos horários:

  • Manhã: 7h às 10h
  • Tarde/Noite: 17h às 20h

O descumprimento das regras configura infração média de trânsito, com penalidades de:

  • Multa: R$ 130,16
  • Pontuação na CNH: 4 pontos

Para informações sobre trânsito, ocorrências ou sugestões, a Prefeitura disponibiliza o canal SP156.


últimas notícias