Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Nova onda de calor em SP: temperatura pode chegar aos 40ºC nesta terça-feira (12)

Uma grande massa de ar quente está prevista para aumentar as temperaturas em todo o estado

Nova onda de calor em SP: temperatura pode chegar aos 40ºC nesta terça-feira (12) - Imagem: reprodução freepik
Nova onda de calor em SP: temperatura pode chegar aos 40ºC nesta terça-feira (12) - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 12/03/2024, às 15h48


A partir de terça-feira (12), uma grande massa de ar quenteestá prevista para aumentar as temperaturas em todo o estado de São Paulo. Isso significa que o calor será intenso e a umidade relativa do ar ficará mais baixa. 

Segundo a Defesa Civil estadual, em cidades como Araçatuba, no interior, a temperatura pode chegar a 40ºC, com sensação térmica de 41ºC. Em Presidente Prudente, espera-se que as temperaturas alcancem até 38ºC, com sensação térmica de 39ºC. Já em Marília, as máximas devem chegar a 37ºC, com sensação térmica de 38ºC.

Conforme informa o portal Metrópoles, a condição meteorológica será predominantemente estável em grande parte do estado, devido à influência de uma massa de ar seco. Na parte mais ao norte do estado de São Paulo, é possível que surjam algumas áreas instáveis durante a tarde e início da noite. Isso pode trazer chuvas passageiras e isoladas, mas a probabilidade de chuvas intensas é baixa.

Na parte leste do estado, haverá mais nuvens no céu a partir da tarde, devido à entrada de ventos úmidos do mar. Pode ocorrer chuvisco leve e rápido no litoral no final do dia. À noite, as temperaturas ficarão mais amenas novamente nessa região, conforme informado pela Defesa Civil.

Vale ressaltar que, na cidade de São Paulo, não há previsão de chuva. A temperatura máxima esperada é de 29°C, e a umidade do ar deve ficar em torno de 45%.

Nos próximos dias, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), teremos bastante sol com poucas nuvens, e as temperaturas máximas serão consideravelmente altas para o mês de março, superando a média de 28,4°C. Além disso, os níveis de umidade do ar devem diminuir.

Na quarta-feira (13), esperamos uma temperatura entre 19°C e 31°C, com umidade do ar em torno de 40%. Na quinta-feira (14), as temperaturas variarão de cerca de 20°C a 34°C, com umidade do ar em torno de 30%.

Compartilhe  

últimas notícias