Para atender os foliões do pré-Carnaval, o Metrô e a ViaMobilidade terão operação 24 horas neste fim de semana em São Paulo

William Oliveira Publicado em 06/02/2026, às 07h00
As linhas da ViaMobilidade e do Metrô de São Paulo terão operação especial 24 horas neste final de semana de pré-Carnaval, sábado (7) e domingo (8), para atender os foliões que participarão dos tradicionais bloquinhos espalhados pela capital.
De sábado (7) para domingo (8), as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, administradas pela ViaMobilidade, funcionarão com estações abertas para embarque até meia-noite. Após esse horário, o sistema seguirá operando durante toda a madrugada exclusivamente para desembarque e transferências entre linhas.
O Metrô de São Paulo também adotará esquema especial, mantendo todas as estações abertas para embarque e desembarque durante a madrugada. A medida visa atender o grande fluxo de passageiros esperado para os eventos carnavalescos, incluindo os desfiles das escolas de samba dos grupos de acesso e especial, além dos blocos de rua.
No sábado (7), blocos tradicionais devem reunir milhares de foliões, com destaque para o Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu Valença, e o Forrozin. Juntos, os eventos têm expectativa de público superior a 1 milhão de pessoas.
A ViaMobilidade informou ainda que a programação especial será mantida nos dias 13, 14, 15 e 21 de fevereiro, durante o Carnaval e no período pós-festa.

Para assegurar uma operação eficiente e segura durante o período de maior movimento, o Metrô implementou um plano de contingência focado na mobilidade e no bem-estar dos usuários. As medidas incluem o aumento estratégico do efetivo de segurança, tráfego e atendimento nas estações de maior fluxo, garantindo suporte contínuo aos passageiros.
Para manter o ordenamento nas estações, o plano contempla:
Controle de Fluxo: Instalação de grades direcionais em pontos críticos para organizar o embarque e desembarque.
Bolsões de Segurança: Montagem de estruturas externas de monitoramento, com destaque para o terminal turístico da estação Palmeiras–Barra Funda e os arredores da estação República (acessos Caetano de Campo e Arouche).
Limpeza e Manutenção: Reforço no número de lixeiras nas áreas pagas, instalação de contêineres para descarte de resíduos e plantões de manutenção para garantir o funcionamento das máquinas de autoatendimento.
Em razão da passagem dos blocos de rua, o Metrô poderá adotar mudanças temporárias na dinâmica das estações:
Acessos Específicos: Definição de entradas e saídas exclusivas para otimizar a circulação em áreas de desfile.
Interdições Temporárias: Na estação República, os acessos Praça, Barão e 7 de Abril podem ser fechados momentaneamente conforme a demanda operacional, sendo reabertos assim que a segurança for restabelecida.
Além disso, todas as estações de alta demanda estarão equipadas com kits de primeiros socorros para atendimentos emergenciais imediatos.
Leia também

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Detran-SP registra quase 500 mil multas por atraso na transferência de veículos

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

Luana Piovani admite que fuma maconha na frente dos filhos

Polícia abre investigação após morte do jogador sul-africano Jayden Adams aos 25 anos

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Traficantes sequestram ônibus e erguem barricadas durante operação policial em Costa Barros

Humorista Fernanda Arantes relata agressão durante show em Florianópolis após espectadora arremessar cadeira

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento