A Secretaria de Saúde de Diadema repudiou a conduta do médico e anunciou sua demissão imediata após o incidente

William Oliveira Publicado em 24/02/2025, às 09h07
Na última sexta-feira (21), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Grande São Paulo foi palco de um incidente preocupante, envolvendo pacientes e um médico que chegou para atender demonstrando claros sinais de embriaguez. O profissional, que se atrasou por três horas, gerou revolta entre as mulheres que aguardavam para realizar exames de ultrassom.
Os atendimentos estavam agendados para começar às 7h da manhã, e mais de 15 pacientes estavam presentes, muitas delas esperando há meses pela consulta. No entanto, o médico só chegou às 10h, sem fornecer qualquer justificativa para o atraso. Testemunhas relataram que ele tinha dificuldades de locomoção e equilíbrio ao entrar na unidade.
Diante da situação, várias mulheres expressaram receio de serem atendidas por ele. A supervisora da unidade, junto com uma assistente do médico, sugeriu reagendar os exames. Contudo, a maioria das pacientes se opôs à proposta devido à longa espera que já haviam enfrentado.
A primeira paciente a ser atendida saiu do consultório visivelmente abalada, relatando ter sido tratada com grosseria e desrespeito. Ao ouvir a reclamação, o médico reagiu de forma agressiva, elevando a voz e apontando o dedo para o rosto da paciente. Uma outra mulher tentou intervir em defesa da colega e foi agredida pelo médico durante a altercação.
A Secretaria de Saúde de Diadema se manifestou rapidamente sobre o ocorrido. Em nota oficial, a entidade repudiou a conduta do profissional, afirmando que suas ações "fere os princípios básicos de respeito e dignidade que devem pautar as relações no ambiente de saúde". A secretaria anunciou a demissão imediata do médico após a denúncia do caso.
A Secretaria também ressaltou a importância de que todos os trabalhadores da área da saúde mantenham um comportamento ético e respeitoso no exercício de suas funções.
"É fundamental que todos os trabalhadores da área sejam constantemente lembrados da importância de manter um comportamento ético, respeitoso e humano no exercício de suas funções. O papel do médico vai além da técnica; envolve uma relação de confiança e respeito mútuo que deve ser cultivada e defendida. Que situações como essa não se repitam", concluiu a nota.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

CBF detalha oitavas de final da Copa do Brasil 2026 e confirma datas dos confrontos decisivos

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite da conta antes do pagamento

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Tempestade paralisa França x Iraque e protocolo criado após tragédia na Nascar entra em ação nos EUA

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes