Diário de São Paulo
Siga-nos
Golpe do “prêmio”

Idosa perde cerca de R$ 16 mil após golpe no centro de São Vicente

Suspeitos usaram falsa promessa de recompensa para enganar vítima e realizar empréstimo em seu nome

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo investiga o caso, que destaca a vulnerabilidade de idosos a golpes financeiros - Imagem: Reprodução/Redes Sociais
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo investiga o caso, que destaca a vulnerabilidade de idosos a golpes financeiros - Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Letícia Sales Publicado em 30/04/2026, às 11h34


Uma mulher de 68 anos foi vítima de um golpe que resultou em prejuízo de aproximadamente R$ 16 mil, no centro de São Vicente, no litoral paulista. O caso aconteceu na última terça-feira (28), logo após a vítima sair de uma agência bancária.

Segundo o boletim de ocorrência, a idosa caminhava pela rua quando encontrou uma carteira no chão e a entregou a um homem que estava próximo, acreditando que o objeto fosse dele. A partir daí, o suspeito iniciou uma conversa e afirmou que ela seria recompensada pela “boa ação”.

Pouco depois, uma mulher se aproximou e passou a acompanhar a dupla. Juntos, os dois convenceram a vítima de que ela teria direito a um prêmio e a orientaram a ir até um estabelecimento comercial para recebê-lo.

Durante a abordagem, a suspeita pediu para segurar a bolsa da idosa enquanto ela buscava o suposto benefício. Ao retornar, a vítima percebeu que os dois haviam desaparecido, levando seus pertences.

O filho da vítima relatou à polícia que, além do dinheiro que estava na bolsa, os golpistas conseguiram acessar o cartão bancário e realizar um empréstimo em nome da mãe. “O pior é que ela é idosa e não consegue memorizar a senha. A senha do cartão estava junto com o cartão. Eles levaram todo o salário dela que estava na bolsa e ainda fizeram um empréstimo no nome dela”, afirmou.

O valor inicial do empréstimo foi de cerca de R$ 5 mil, mas, com a incidência de juros, o total chegou a aproximadamente R$ 16 mil. Ainda segundo o familiar, o saque teria sido liberado sem confirmação por assinatura ou biometria.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado como estelionato e será investigado pelo 1º Distrito Policial da cidade. Relatos semelhantes indicam que esse tipo de golpe tem sido recorrente na região.


últimas notícias