Motoristas terão até 90 dias para quitar a tarifa e evitar multas no pedágio sem cancela

Erika Osti Publicado em 31/12/2025, às 09h25
O Governo de São Paulo ampliou o prazo para pagamento do pedágio no sistema free flow, modelo eletrônico que funciona sem cancelas e registra a passagem dos veículos por câmeras. A mudança vale para quem trafegar pelos pórticos até 31 de dezembro de 2025 e permite que a tarifa seja quitada em até 90 dias após a passagem, prazo bem maior do que o adotado anteriormente.
A decisão foi tomada após reclamações de motoristas e tem como objetivo reduzir multas, dar mais tempo para o pagamento e facilitar a adaptação ao novo sistema, que ainda gera dúvidas entre usuários que não utilizam tag eletrônica ou não acompanham cobranças por aplicativos.
No free flow, a cobrança é feita automaticamente por meio da leitura da placa do veículo. Quando o pagamento não ocorre dentro do prazo, a infração é registrada como evasão de pedágio, o que resulta em multa e pontos na carteira de habilitação. Com a ampliação, o governo busca evitar penalizações consideradas excessivas neste período inicial de implantação.
Atualmente, o sistema free flow está em funcionamento em pontos específicos de rodovias paulistas, como trechos da Rodovia Carlos Tonanni (SP-333), em Jaboticabal, da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba, no litoral norte, e também da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), onde pórticos eletrônicos já operam em segmentos do interior do estado. A expectativa do governo é ampliar gradualmente o modelo para outras estradas concedidas.
O pagamento pode ser feito por meio dos sites e aplicativos das concessionárias responsáveis pelos trechos, além de outros canais disponibilizados. Para quem utiliza tag eletrônica, a cobrança segue automática. A recomendação é manter os dados do veículo atualizados para evitar problemas no recebimento das notificações.
Segundo o governo estadual, a ampliação do prazo tem caráter temporário e educativo. A ideia é permitir que os motoristas se adaptem ao pedágio eletrônico enquanto o sistema passa por ajustes e ganha mais clareza na comunicação com os usuários. A expectativa é reduzir o número de autuações e aumentar a aceitação do free flow nas rodovias paulistas.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

CBF detalha oitavas de final da Copa do Brasil 2026 e confirma datas dos confrontos decisivos

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite da conta antes do pagamento

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Tempestade paralisa França x Iraque e protocolo criado após tragédia na Nascar entra em ação nos EUA

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master