Medida estabelece a gratuidade no transporte público durante os dias de realização da prova

William Oliveira Publicado em 01/11/2024, às 09h46
O governo do estado de São Paulo informou, na última quinta-feira (31), a implementação de uma medida que assegura a gratuidade no transporte público durante os dias em que será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa iniciativa beneficiará não apenas os candidatos que participarão das provas, mas também todos os usuários do sistema de transporte público nos dias 3 e 10 de novembro.
Conforme detalhado pelo governo estadual, a isenção tarifária abrangerá os transportes metropolitanos operados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pelo Metrô e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Adicionalmente, as linhas sob concessão da ViaQuatro e da ViaMobilidade, incluindo a Linha 4-Amarela, Linha 5-Lilás, Linha 8-Diamante e Linha 9-Esmeralda, também farão parte da ação. A gratuidade estará disponível entre 9h e 21h em todas as regiões metropolitanas do estado.
Os passageiros poderão acessar o sistema de transporte sem a necessidade de apresentar comprovantes escolares ou qualquer outra forma de identificação. Aqueles que utilizam o Bilhete Único devem simplesmente passá-lo pela catraca, sem que ocorra desconto no saldo. Para quem não possui o bilhete, o acesso será liberado manualmente pelos funcionários das estações.
Em termos operacionais, tanto a CPTM quanto o Metrô manterão trens reservas prontos para entrar em serviço em locais estratégicos, caso haja aumento na demanda. O monitoramento das operações será constante e, se necessário, ocorrerá reforço na frota. Equipes adicionais estarão disponíveis nas estações para prestar assistência e orientações aos estudantes.
No caso da EMTU, as linhas metropolitanas seguirão o cronograma típico de domingos e feriados. No entanto, as operações serão acompanhadas de perto e ajustes na frota serão realizados conforme necessário.
Além disso, vale ressaltar que na cidade de São Paulo os ônibus já operam sem custo aos domingos devido ao programa "Domingão tarifa zero", que abrange 1.175 linhas. Esta política, instituída pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), também se aplica nos feriados de Natal (25 de dezembro), Ano Novo (1º de janeiro) e no aniversário da cidade, celebrado em 25 de janeiro.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Influenciadora rebate críticas por namoro com ex-presidente da CBF 53 anos mais velho

Metrô de São Paulo distribui álbuns da Copa do Mundo e promove ação solidária com figurinhas repetidas

Torre Eiffel fecha as portas em meio a onda de calor histórica que castiga a França

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa e matar crianças no Maranhão