Diário de São Paulo
Siga-nos
Falha grave

Criança de 2 anos é esquecida por van escolar na zona leste de São Paulo

Câmera flagra momento em que motorista deixa local sem a menina; caso é investigado pela Polícia Civil

Caso levanta preocupações sobre segurança no transporte escolar particular em São Paulo e medidas a serem tomadas - Imagem: Reprodução/@desenvolveleste
Caso levanta preocupações sobre segurança no transporte escolar particular em São Paulo e medidas a serem tomadas - Imagem: Reprodução/@desenvolveleste

Letícia Sales Publicado em 17/04/2026, às 13h04


A Polícia Civil investiga o caso de uma criança de 2 anos que foi esquecida por uma van de transporte escolar em Sapopemba, na zona leste de São Paulo. A menina ficou sozinha na rua após o embarque dos demais alunos da CEI Diret Assma Curiati.

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que o motorista entra no veículo e deixa o local sem perceber que a criança ficou do lado de fora. A menina ainda tenta correr atrás da van, mas não consegue alcançá-la. Em seguida, uma mulher aparece, pega a criança no colo e a leva de volta até o portão da unidade escolar.

O caso é apurado pelo 69º Distrito Policial (Teotônio Vilela), que realiza diligências para esclarecer as circunstâncias do ocorrido e avaliar a conduta do motorista.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que a equipe da escola seguiu o protocolo ao conduzir a criança até o monitor responsável pela van, garantindo a entrega. A pasta também destacou que o transporte escolar, nesse caso, foi contratado de forma particular pelos responsáveis, sem vínculo com o Programa de Transporte Escolar Gratuito (TEG).

“A SME lamenta e considera inaceitável que situações como essa ocorram e já determinou a instauração de Procedimento de Apuração Preliminar para acompanhamento do caso”, informou a secretaria.

A Prefeitura de São Paulo acrescentou que o Departamento de Transportes Públicos (DTP) abriu um processo administrativo e convocou o motorista para prestar esclarecimentos. Dependendo da apuração, ele pode ter o registro cassado.


últimas notícias