A goleira colombiana Kate Tapia foi a protagonista da partida, defendendo três cobranças do time adversário

William Oliveira Publicado em 21/11/2024, às 09h37
Em um embate emocionante no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), a equipe feminina do Palmeiras conquistou o tricampeonato do Campeonato Paulista ao vencer o Corinthians nos pênaltis por 2 a 0. Após uma disputa acirrada, que terminou com um empate de 2 a 2 no placar agregado, as Palestrinas brilharam na etapa final.
A goleira colombiana Kate Tapia foi protagonista da partida, defendendo três cobranças adversárias e assistindo outras duas que acertaram a trave. Os gols decisivos para o título vieram dos pés de Fê Palermo e Ingryd, assegurando o terceiro troféu estadual da equipe, que já havia sido conquistado em 2001 e 2022. Com esta vitória, o Palmeiras interrompeu a sequência vitoriosa do Corinthians, que havia sido tetracampeão paulista.
Sob o comando da técnica Camilla Orlando, há pouco mais de um ano, o Palmeiras entrou em campo na última quarta-feira (20) em desvantagem, após perder o primeiro jogo da final por 1 a 0 em casa. No entanto, as Palestrinas rapidamente reverteram a situação, abrindo uma vantagem de 2 a 0 na primeira metade do confronto, com gols da artilheira Amanda Gutierrez, que somou oito gols ao longo do torneio, e Dudinha. No início do segundo tempo, Vitória Yaya, do Corinthians, entrou e marcou, empatando novamente o agregado.
A partida
Desde os primeiros instantes da partida, as Palestrinas mostraram sua determinação, com Laís Estevan quase marcando em um chute preciso logo no minuto inicial. Aos 12 minutos, Brena fez um cruzamento certeiro para Amanda Gutierrez, que marcou e igualou o placar geral. Apesar das inúmeras tentativas das corintianas e das defesas notáveis da goleira Lelê, o Palmeiras manteve a pressão. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Dudinha ampliou a vantagem após assistência de Brena.
No segundo tempo, Vitória Yaya conseguiu empatar para o Corinthians logo no início, com uma cabeçada precisa após cruzamento de Yasmin. Apesar das chances criadas por ambos os lados, nenhuma das equipes conseguiu alterar o marcador até o fim do tempo regulamentar.
Nas penalidades máximas, Kate Tapia se destacou ao defender as cobranças cruciais de Duda Sampaio e Milene, enquanto Fê Palermo e Ingryd converteram para o Palmeiras. Com mais uma defesa brilhante sobre Carol Santiago, Tapia garantiu a vitória palmeirense por 2 a 0 nos pênaltis e consolidou a conquista do título estadual de forma memorável.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa