Diário de São Paulo
Siga-nos

“Não tem receita”, diz Helinho após quinta quartas de final do NBB com Franca

Desde 2016 no comando do Franca Basquete, Helinho alcançou novamente as quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). De acordo com o treinador, não há

NBB
NBB

Redação Publicado em 27/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h13


Equipe elimina Fortaleza e se prepara para confronto contra Minas Tênis, com primeira partida nesta quinta-feira

Desde 2016 no comando do Franca Basquete, Helinho alcançou novamente as quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). De acordo com o treinador, não há receita para os playoffs, apesar do evidente sucesso na fase eliminatória em todas as temporadas que esteve à beira da quadra.

Sob comando de Helinho, a equipe paulista jamais ficou de fora da antepenúltima fase do mata-mata. Além disso, avançou à final na última temporada completa do basquete brasileiro, em 2018/2019, e perdeu para o Flamengo. A última edição do NBB, na temporada 2019/2020, foi cancelada com o Franca classificado às quartas por causa do agravamento da pandemia da Covid-19, e não teve campeão.

O primeiro duelo da série entre Franca e Minas acontece nesta quinta-feira, às 20h. A sequência da disputa será no sábado, às 19h, e o possível jogo de desempate, caso ocorra, está agendado para segunda-feira, com horário a definir.

Depois de tantas classificações em fases de mata-mata com o Franca, tanto no nacional, como na Champions das Américas, no Super 8 e no Campeonato Paulista, o técnico parece já ter uma “receita” para esses momentos de “vida ou morte”. Contudo, ele não acredita nisso, e entende que cada jogo eliminatório é uma nova história a ser contada.

– Playoff não tem receita, cada um tem a sua história. As equipes não podem nem se preocupar muito com uma derrota ou uma vitória, mas sim com o próximo jogo. O mais importante é buscar essa consistência defensiva na equipe para que a gente possa ter o volume de jogo necessário para buscar as vitórias contra esses grandes times que chegam aos playoffs – disse.Durante a última semana, Helinho mencionou a consistência que esperava do time nos playoffs, já que a equipe alternou altos e baixos e terminou a fase classificatória do NBB com 50% de aproveitamento.

Porém, contra o Fortaleza nas oitavas de final, o Franca conquistou duas vitórias com autoridade – 82 a 64 e 82 a 58 – e avançou para as quartas. Nessa fase, os paulistas enfrentam o time da casa na chave, o Minas, em Belo Horizonte.

– Fiquei muito feliz com a classificação e com a forma que a equipe se comportou nesses dois jogos difíceis contra o Fortaleza. Jogamos bem e conseguimos a consistência defensiva que tanto buscamos, o que nos deu a classificação, que foi muito importante – concluiu.

Franca derrotou com tranquilidade os rivais cearenses na série e avançou para as quartas mais uma vez — Foto: Orlando Bento/Divulgação/LNB

Franca derrotou com tranquilidade os rivais cearenses na série e avançou para as quartas mais uma vez — Foto: Orlando Bento/Divulgação/LNB

Confira todos os duelos das quartas:

  • Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes (8º) – 28, 30 de abril e 02 de maio*
  • Paulistano (4º) x Bauru (5º) – 28, 30 de abril e 02 de maio*
  • São Paulo (3º) x Corinthians (6º) – 29 de abril, 01 e 03 de maio*
  • Minas (2º) x Franca (7º) – 29 de abril, 01 e 03 de maio*

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias