Diário de São Paulo
Siga-nos

Gael Monfils faz história e vai à final do ATP de Sofia contra Sinner

Aos 35 anos, Gael Monfils (#20) é figura conhecida no circuito mundial de tênis. Um ano depois de iniciar a carreira profissional nas quadras, em 2005, o

Gael Monfils faz história e vai à final do ATP de Sofia contra Sinner
Gael Monfils faz história e vai à final do ATP de Sofia contra Sinner

Redação Publicado em 02/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h55


Francês quebra marca de Djokovic e é o segundo tenista em atividade a chegar na decisão de pelo menos um ATP em mais anos consecutivos

Aos 35 anos, Gael Monfils (#20) é figura conhecida no circuito mundial de tênis. Um ano depois de iniciar a carreira profissional nas quadras, em 2005, o francês não sabe o que é ficar de uma final de ATP. Neste sábado, em Sofia, na Bulgária, o francês estendeu essa marca, e se tornou o segundo atleta em atividade a garantir vaga em pelo menos uma decisão de ATP em mais anos consecutivos. Para erguer o troféu amanhã, no entanto, ele terá pela frente nada menos que o atual campeão, Jannik Sinner (#14).

Monfils e Sinner se reencontrarão na final do ATP de Sofia, na Bulgária — Foto: Reuters

Monfils e Sinner se reencontrarão na final do ATP de Sofia, na Bulgária — Foto: Reuters

A vaga de Gael Monfils na final foi construída depois da vitória sobre o norte-americano Marcos Giron (#67) por 2 sets a 0, parciais de 7/5, 6/0. Com o resultado, ele fica atrás somente do espanhol Rafael Nadal, que foi a pelo menos uma decisão de 2004 a 2021, quebrando a marca de Djokovic, que foi finalista consecutivo a partir de 2006.

Esta será a 32ª final da carreira do francês, que buscará o 11º título, o primeiro desde que foi campeão em Roterdã, na Holanda, em fevereiro de 2020. Agora, o único que pode impedir mais um tabu quebrado pelo ex-número 1 da França é um jovem italiano que, apesar da pouca idade, já ergueu dois troféus somente em 2021.

Aos 20 anos, Sinner foi campeão em Melbourne, na Austrália, e do ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos. Ele ainda soma o vice-campeonato do Masters 1000 de Miami, também em solo norte-americano. Atual campeão do ATP 250 de Sofia, ele garantiu vaga em mais uma final depois de bater o sérvio Filip Krajinovic (#37) por 2 sets a 0, parciais de 6/3, 7/5, após 1h46 de partida nas semifinais.

Retrospecto favorável a italiano

Cabeça de chave número 1 do ATP 250 de Sofia, Sinner, que é 14º do ranking mundial, também briga por uma vaga no ATP Finals, que acontece em Turim, na Itália. Essa será a quarta vez que ele medirá forças com Monfils. No último encontro, pelo US Open, o italiano levou a melhor depois de cinco sets disputados. No histórico do confronto, ele também leva vantagem, com duas vitórias contra apenas uma do francês. A decisão na Bulgária acontece neste domingo, a partir das 10h30 (de Brasília).

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias