Diário de São Paulo
Siga-nos

eFootball: diretor comenta novidades; veja o que muda

Renascido, o PES agora é eFootball e será disponibilizado gratuitamente. O desenvolvedor da Konami, Seitaro Kimura, conversou com o ge sobre as novidades do

EFOOTBAL
EFOOTBAL

Redação Publicado em 21/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h22


Renascido, o PES agora é eFootball e será disponibilizado gratuitamente. O desenvolvedor da Konami, Seitaro Kimura, conversou com oge sobre as novidades do jogo, que futuramente vai permitir cross-play entre plataformas graças ao motor criado do zero no Unreal Engine. Os gráficos também serão incrementados com a tecnologia Motion Matching. Além disso, há mudanças impactantes na gameplay. Dribles e sistemas de marcação foram redesenhados, com direito a pitacos de Iniesta e Piqué, conselheiros de jogabilidade.

– Foi uma grande decisão mudar os controles aos quais as pessoas estão acostumadas, mas tornou a batalha pela bola mais realista e mais responsiva às intenções do usuário. Por exemplo, estamos mudando a forma como o drible é controlado: nasce o “Controle da Bola”, que aproveita a entrada analógica do R2 / RT para controlar livremente a força do toque da bola, e o “Knock-On” permite toques fortes instantâneos. Visto que o drible é naturalmente contra um zagueiro, também adicionamos alguns novos elementos aos controles defensivos, como “Match-up” e “Defesa Física” – explicou.

Seguindo a linha de outros títulos free-to-play (F2P), o eFootball terá sistema de “Match Pass”. Seitaro não entrou em detalhes e prometeu mais informações em agosto. De acordo com ele, a nova versão do eFootball permitirá jogos em todas as plataformas para as quais o game estará disponível.

– Tanto no celular quanto em consoles, os usuários podem desfrutar da mesma experiência. Além disso, os usuários podem desfrutar de matchmaking multiplataforma em todas as plataformas disponíveis (console, PC e celular), então jogue eFootball em todos os dispositivos que você tiver – disse.

Seitaro também comentou sobre o competitivo no Brasil e prometeu reformulações no formato dos torneios e eventos de esports.

– Eu sinto que muitos usuários no Brasil e a comunidade nos apoiam, e nós queremos apoiá-los. Estamos planejando realizar um novo formato de torneios de esports ou eventos online com foco no Brasil, portanto, aguarde o anúncio futuro – comentou.

Veja a entrevista completa abaixo:

ge: Há muita especulação sobre mudanças drásticas na franquia. Existe uma possibilidade (ou foi considerada) de uma mudança de nome nos países ocidentais?

– Marcas anteriores como “PES”, “Pro Evolution Soccer” e “Winning Eleven” (no Japão) não são mais o título da série. Mudamos o nome da marca para eFootball em todo o mundo. Isso expressa que a franquia renasceu. O produto deste ano não é uma pequena mudança ou atualização como nos anos anteriores. Esta mudança também reflete a nossa intenção de fornecer uma nova “plataforma de esports” para todos os fãs de futebol desfrutarem.

Depois de lançar PES 2021 como uma atualização de temporada por causa da situação de pandemia, a Konami prometeu que 2022 seria algo grande. Quais são as principais novidades do jogo?

– Graças ao motor de jogo de futebol altamente evoluído, o sistema de animação também foi revisado. A nova tecnologia chamada “Motion Matching” converte a vasta gama de movimentos que os jogadores fazem em campo em uma série de animações, selecionando a mais precisa em tempo real. O sistema oferece acima de quatro vezes mais animações do que antes, conseguindo movimentos altamente realistas. O “Motion Matching” será utilizado em todas as plataformas eFootball, incluindo consoles de última geração, PCs e dispositivos móveis. Mais detalhes sobre a jogabilidade e os modos online com foco no ataque e na defesa 1v1, que é a emoção do futebol, serão revelados no final de agosto.

Outra notícia que empolgou a comunidade foi um possível jogo grátis em 2022. Existe essa ideia?

– Independentemente dos dispositivos, os jogadores podem desfrutar do eFootball como free-to-play (F2P). Começamos a planejar essa mudança há cerca de dois anos para coincidir com a transição da geração do console e as mudanças no ambiente de mercado. Também lançaremos um sistema “Match Pass”, semelhante a outros títulos F2P, mas planejamos compartilhar mais detalhes no próximo mês.

Esperamos que você aproveite o poder de expressão do Unreal Engine, especialmente em dispositivos de última geração.

Com um novo motor e a potência de novos consoles, podemos esperar os melhores gráficos já feitos em um jogo de futebol?

– Utilizando o poder do Unreal Engine como base, criamos um novo motor de jogo de futebol para reconstruir o eFootball. Ao apresentar o Unreal Engine, aumentamos o nível de expressão, como visuais para estádios e iluminação. Além disso, conseguimos unificar o ambiente de desenvolvimento de cada plataforma e, graças a isso, podemos realizar cross-play entre plataformas no futuro. Esperamos que você aproveite o poder de expressão do Unreal Engine, especialmente em dispositivos de última geração.

Quais são as principais mudanças na jogabilidade do eFootball?

– Para criar um novo motor de jogo de futebol, demos uma nova olhada na diversão do futebol e decidimos iniciar uma nova evolução com a parte mais emocionante do jogo: 1v1. Para entender como os melhores jogadores do mundo praticam o esporte, trouxemos Iniesta e Piqué como conselheiros de jogabilidade e pedimos conselhos. Foi uma grande decisão mudar os controles aos quais as pessoas estão acostumadas, mas tornou a batalha pela bola mais realista e mais responsiva às intenções do usuário. Por exemplo, estamos mudando a forma como o drible é controlado.

– Além disso, a jogabilidade realista requer animações variadas e alto tempo de resposta. Para conseguir isso, construímos um sistema de animação completamente novo chamado “Motion Matching”. Acreditamos que o ataque e a defesa 1v1 realizados desta forma é a inovação mais importante do eFootball. Mais detalhes sobre a jogabilidade e os modos online com foco no ataque e na defesa 1v1, que é a emoção do futebol, serão revelados no final de agosto – completou.

Uma reclamação constante na comunidade é uma extrema dificuldade de driblar no jogo. Foram feitas mudanças nesta área?

– Quando nos concentramos em 1v1, reformar o drible foi o maior tema. Nem todos conseguem fazer dribles complicados com a técnica de Neymar. Na maioria das vezes, o futebol é um jogo simples, lento e constante, e com fintas corporais. Porém, é nessas táticas que se encontra a parte mais interessante do futebol. Para isso, estamos mudando a forma como o drible é controlado: nasce o “Controle da Bola”, que aproveita a entrada analógica do R2 / RT para controlar a força do toque da bola, e o “Knock-On” permite toques fortes instantâneos. Visto que o drible é naturalmente contra um zagueiro, também adicionamos alguns novos elementos aos controles defensivos, como “Match-up” e “Defesa Física”.

– Além dessas mudanças no método de controle, também identificamos os fatores que afetam 1v1 e classificamos as condições para ganhar e perder com base na distância entre cada um e o vetor de movimento. Nesse processo, fomos ver Iniesta, que joga no Japão, como conselheiro, e entrevistamos Piqué online para ouvir suas táticas ofensivas e defensivas de classe mundial.

Há algum modo de jogo novo ou redesenhado no eFootball?

– Mais detalhes sobre os modos de jogo e online serão revelados no final de agosto.

Após o redesenho da estrutura de esports global para o eFootball, há algum novo desenvolvimento de suporte a esports, como modo de espectador e criação de lobbies customizados?

– Mais detalhes sobre os modos de jogo e online serão revelados no final de agosto.

Outro tema que é sempre mencionado pelos fãs da franquia é a falta de conteúdo em alguns períodos da temporada no MyClub. Qual é o plano para atender a essa necessidade da comunidade?

– Estaremos introduzindo um sistema Match Pass com possibilidade de ganhar itens e jogadores jogando eFootball. Mais detalhes sobre os modos de jogo e online serão revelados no final de agosto.

A Liga Master foi um dos principais vetores de crescimento da franquia no Brasil. Que mudanças e novos recursos teremos no modo nesta nova temporada?

– Mais detalhes sobre os modos de jogo e online serão revelados no final de agosto.

Experimentamos uma aproximação da Konami com a comunidade brasileira, especialmente com os esports. Qual foi o impacto para o jogo ter uma comunidade tão apaixonada e o que a comunidade brasileira pode esperar para o próximo ciclo do jogo?

– Eu sinto que muitos usuários no Brasil e a comunidade nos apoiam, e nós queremos apoiá-los. Estamos planejando realizar um novo formato de torneios de esports ou eventos online com foco no Brasil, portanto, aguarde o anúncio futuro.

Aqui no Brasil vamos continuar com as Séries A e B do Brasileirão licenciadas?

– Infelizmente, não posso falar sobre a licença do eFootball agora, então aguarde o anúncio futuro.

No PES 2021, a Série A ficou com falta de alguns jogadores e, principalmente, do Palmeiras. Há planos de tentar expandir esse licenciamento no Brasil?

– Infelizmente, não posso falar sobre a licença do eFootball agora, então aguarde o anúncio futuro.

eFootball Mobile continuará a desempenhar um papel no fornecimento de uma primeira experiência em eFootball para a comunidade? O que podemos esperar em termos de melhorias no eFootball Mobile, e sua conexão com o jogo de console?

– Tanto no celular quanto em consoles, os usuários podem desfrutar da mesma experiência. Além disso, os usuários podem desfrutar de matchmaking multiplataforma em todas as plataformas disponíveis (console, PC e celular), então jogue eFootball em todos os dispositivos que você tiver – concluiu.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias