Diário de São Paulo
Siga-nos

De olho nas Olimpíadas, karateca Valéria Kumizaki disputa Premier League de Lisboa

De olho em uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a karateca prudentina Valéria Kumizaki encara mais um desafio neste final de semana. A partir desta

OLIMPÍADAS
OLIMPÍADAS

Redação Publicado em 30/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h18


Prudentina visa reproduzir os ótimos índices da temporada na competição que começa nesta sexta-feira (30), na Altice Arena

De olho em uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a karateca prudentina Valéria Kumizaki encara mais um desafio neste final de semana. A partir desta sexta-feira (30), ela disputa a Premier League de Lisboa. E se tiver um bom desempenho, assim como nas últimas competições, poderá definir sua classificação olímpica. O evento será realizado na Altice Arena, em Lisboa, Portugal.

Atualmente, a karateca prudentina ocupa a sexta posição no ranking da Federação Mundial de Karatê (WKF, na sigla em inglês) e a 17ª no ranking olímpico. Em março, ao competir nos tatames de Istambul, na Turquia, Valéria conquistou a medalha de ouro na categoria kumite (luta) até 55kg. E é nesse bom desempenho nos últimos tempos que a atleta se inspira para a disputa em Portugal.

– Estou há dois meses treinando na Europa, primeiro na Sérvia e agora em Lisboa, ao lado de outros karatecas brasileiros. Venho trabalhando muito forte e focada. Eu me sinto muito bem, e o objetivo é tentar repetir o resultado da etapa de Istambul.

Competição de peso

Apenas na categoria de Valéria, 64 atletas se inscreveram para representar 43 países e, entre elas, estarão presentes algumas das melhores karatecas do mundo. Como é o caso da ucraniana Anzhelika Terliuga, líder do ranking mundial. Mas, mesmo diante de uma competição de peso, ela se diz confiante.

– O nível da competição será muito alto, não dá para destacar uma ou outra adversária. É preciso mostrar atenção total da primeira à última luta.

Karateca prudentina mantém busca por vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio — Foto: Race Comunicação/Cedida

Karateca prudentina mantém busca por vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio — Foto: Race Comunicação/Cedida

Preparação

E visando um bom desempenho, principalmente na reta final da preparação para conquista de uma vaga em Tóquio, além de muito treino, a karateca também tem buscado ter uma boa alimentação aliada a um período de repouso diário necessário.

– Para mim, é fundamental ter esse equilíbrio. Eu durmo cedo, tento estar na cama às 23h30 ou meia-noite, no máximo.

Além disso, toda essa preparação também já é visando os próximos compromissos, pois entre 11 e 13 de junho, Valéria ainda poderá participar do Pré-Olímpico Mundial em Paris.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias