Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Stênio Garcia desabafa sobre sequela da Covid-19: 'Estrago feio'

Stênio Garcia faz relato sobre a convivência com sequela da Covid-19 no pulmão

Stênio Garcia - Foto: Reprodução / Instagram
Stênio Garcia - Foto: Reprodução / Instagram

Renata Silva Publicado em 14/10/2022, às 08h29 - Atualizado às 08h30


O ator Stênio Garcia contou que está enfrentando uma sequela após ter Covid-19. Ele contou que ficou com os pulmões prejudicados por causa do vírus e tenta se recuperar.

Nas redes sociais, ele fez um relato sobre como anda a sua vida, que exige cuidados com uma doença crônica pulmonar que surgiu nos últimos tempos.

"A covid-19 não é um vírus de gripe e sim uma inflamação multissistemica no sangue e por isso o risco alto de trombose durante e também no pós-covid e essa inflamação na corrente sanguínea pode acometer diversos órgãos como pulmão, cérebro, coração, rins entre outros e por isso vemos adultos jovens tendo morte súbita no pós covid porque as pessoas precisam ser monitoradas com exames laboratoriais e de imagem. Eu por exemplo com o D Dimero alto estou tomando anticoagulante e também descobri que esse vírus fez um estrago feio no meu pulmão me levando a ter doença crônica pulmonar e por isso estou com quem considero a melhor pneumologista do Brasil", disse ele. 

E completou: "Hoje tentei fazer esteira a pedido da pneumologista e não consegui porque vem o cansaço e as pernas ficam bambas , mas dia após dia e amanhã já com a ajuda da @fernandaguedesalcofra espero aos poucos ir através da fisioterapia retomando aos poucos o meu cotidiano e minha vida que tanto amo". 

Por fim, ele agradeceu pelo carinho que recebeu desde que teve coronavírus. "Aqui quero agradecer a oração sincera de cada um que orou por mim e toda energia positiva que emanaram. Agradecimentos especiais a meu medido clínico gênio Dr Gerson Carreiro que monitorou desde o início e acompanhou minhas idas ao hospital , a magnífica médica , professora e cientista a @margarethdalcolmo, a meu sogro Jamil Saade que ligava todos os dias e queria nos socorrer no auge dos seus quase 95 anos e a minha companheira há quase 25 anos que mesmo contaminada e passando muito mal ficava monitorando meus sinais vitais e passava para o Dr Gerson, me medicava e teve força pra me ajudar a caminhar até o banheiro para eu fazer minha higiene já que o cansaço era extremo . Não vida temos que contar apenas com nós mesmos , mas nessa hora de impotência ter pessoas humanas que se dispõe a nos ajudar é vital . Eu não estaria aqui em pé se não fosse a @mari_saade que não me deixou sozinho nem em seus piores momentos da infecção. Pensem em quem vocês podem contar além de si mesmo e agradeçam a Deus se tiverem pelo menos uma pessoa que por amor fique ao seu lado . Um excelente dia", finalizou. 

Compartilhe  

últimas notícias