Diário de São Paulo
Siga-nos

Papa anuncia 20 novos cardeais: dois brasileiros estão na lista

Cardeais brasileiros são de Manaus e Brasília

Papa Francisco. - Imagem: Reprodução | Vatican News
Papa Francisco. - Imagem: Reprodução | Vatican News

Marina Roveda Publicado em 28/08/2022, às 09h23


O Papaacaba de anunciar a nomeação de 20 novos “príncipes do vaticano”, a lista inclui dois brasileiros. Conforme noticiado anteriormente, um dos nomes é Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e o outro é Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, considerado jovem para os padrões do Vaticano, com 55 anos de idade.

A medida faz parte de uma reforma promovida pelo Papa Francisco  na cúpula da Igreja. A reforma torna a igreja mais representativa e diversa. Pela primeira vez, países como Paraguai, Timor Leste, Mongólia e Cingapura terão cardeais representantes.

Aos 85 anos, o Papa Francisco já organiza o cenário para seu futuro sucessor. Dezesseis dos novos anunciados tem idade inferior a 80 anos. Isso os permite votar em caso de conclave seja pela renúncia ou morte do Pontífice. No ano passado o franciscano passou por uma cirurgia no cólon e possui uma dor crônica em um dos joelhos que o impede de caminhar.

O colegiado  agora será composto por 229 integrantes. Tendo 133 cardeais com direito a voto. A maioria das cadeiras do Colégio Cardinalício (40%) é composta por cardeais de países europeus. O Papa deu prioridade para católicos sensíveis aos problemas sociais e que visam o dinamismo e maior presença da igreja.

Compartilhe  

últimas notícias