Diário de São Paulo
Siga-nos
Fofura

Inimigos? Gata e rato surpreendem a internet com amizade e companheirismo; assista

Os pets cativaram mais de 140 mil pessoas nas redes sociais

A gata Perseya e o rato Filya - Imagem: reprodução/TikTok @barsakuzya
A gata Perseya e o rato Filya - Imagem: reprodução/TikTok @barsakuzya

Mateus Omena Publicado em 06/02/2023, às 15h42


Para a maioria das pessoas, gatos e ratos sempre serão inimigos mortais, alimentando uma perigosa relação de predador e presa. Mas, uma gata e um rato aparentemente quebraram essa perspectiva, após se tornarem amigos inseparáveis.

A dona dos pets, Irina Kamenskaya, que vive na Rússia, compartilha a relação de companheirismo entre Perseya, e o rato, chamado Filya, nas redes sociais. Ela apresenta vídeos de momentos marcantes entre os dois no TikTok, incluindo brincadeiras e troca de carícias. Na plataforma, os animais já cativaram mais de 142 mil seguidores.

@barsakuzya

2023-02-04-215408131

♬ оригинальный звук - Ирина

Ao site Bored Panda, Irina contou que cria ratos há muito tempo e possui outra gata, chamada Barsa. Segundo a russa, nunca houve agressividade do felino contra os roedores, mas ela sempre tomou cuidado sobre esse risco. Diante desta experiência, ela achou que era o momento certo para levar para casa mais um gato.

A russa adotou Perseya quando era um filhote, mas a gata já havia sido treinada para caçar ratos, pois no abrigo onde vivia os animais não recebiam comida adequada. Mesmo temendo a possibilidade da gata avançar sobre seus ratos, Irina ficou apegada à Perseya e a acolheu.

“Muitas vezes as pessoas questionavam minha decisão de trazer um gato caçador de ratos para casa, temendo que ela matasse todos eles”, escreveu Irina.

Assim que Perseya chegou em sua casa, Irina teve dificuldades para que Barsa a aceitasse, mas as tentativas fracassaram. No entanto, ela se surpreendeu quando o rato chamado Kuzya, que já faleceu, ficou próximo da nova felina.

@barsakuzya

2023-01-26-185121351

♬ оригинальный звук - Ирина

“Quando a levei para casa, ela tinha apenas 2 meses. Barsa não gostou dela, rosnando e sibilando, mas Perseya foi salva por Kuzya, o rato mais esperto que já tive. Kuzya colocou Perseya sob sua proteção e eles logo se tornaram inseparáveis. Infelizmente, ele faleceu um mês depois.”

Ao notar a solidão de Perseya, Irina decidiu levar para casa um rato chamado Filya, em janeiro de 2022. Segundo a tutora, a gata rapidamente acolheu o roedor, na época com 1 mês de vida, e se tornou o seu melhor amigo.

“Perseya imediatamente o adotou em seu coração. Filya é destemido e adora brincar com os brinquedos de Perseya. Eles perseguem uns aos outros com outros objetos, especialmente com um peixe de pelúcia”, detalhou.

Por outro lado, Irina passou um grande susto quando se esqueceu de trancar a gaiola de Filya, que escapou. Quando percebeu a ausência do rato, imaginou que tivesse sido devorado por um dos gatos, mas teve uma grande surpresa ao encontrá-lo depois.

“Ele passou o dia inteiro com os gatos, brincando, comendo sua comida e bebendo de suas tigelas. Quando voltei para casa, encontrei Filya correndo e os gatos descansando nas camas. ”

@barsakuzya

Фильм, фильм,

♬ оригинальный звук - Ирина

Segundo a tutora, Filya agora tem 6 meses e não consegue passar muito tempo longe de Perseya

“Todas as noites, ele corre até ela e começa a beijá-la. Filya é um rato muito amoroso, enquanto os outros dois ratos se contentam em ficar em sua gaiola. Já Barsa permanece indiferente a Filya”, contou. “Nos últimos tempos, o rato começou a dar beliscões de ‘amor’ em Perseya e eles ficam grudados, com Filya se enterrando em seu pelo e às vezes até fazendo-a ronronar”.

Compartilhe  

últimas notícias