Diário de São Paulo
Siga-nos

Festival do Folclore acontece neste final de semana em Olímpia

A expectativa do evento é reunir 140 mil pessoas na cidade entre os dias 6 a 14 de agosto

Festival do Folclore acontece neste final de semana em Olímpia - Imagem: Divulgação
Festival do Folclore acontece neste final de semana em Olímpia - Imagem: Divulgação

Marina Roveda Publicado em 05/08/2022, às 12h56


Olímpia tem se destacado quando o assunto é o crescimento do turismo. Conhecido como Orlando Brasileiro, o município do interior de São Paulo se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasilnos últimos anos e, agora, se prepara para receber o 58º Festival do Folclore, que, após dois anos, volta a ser presencial. Esse é o maior evento mundial  e acontecerá entre os dias 6 a 14 de agosto, no Recinto do Folclore, e a expectativa é receber cerca de 140 mil pessoas. As comemorações acontecem ao entardecer, incluindo outras programações espalhadas ao redor da cidade.

O planejamento para o evento começou desde a permissão do Plano SPcom melhorias na infraestrutura do Recinto do Folclore e a comemoração promete ser especial. Esse é um dos maiores e mais importantes eventos de preservação da cultura popular brasileira e faz de Olímpia uma cidade que renasce a cada ano o aprendizado nas escolas e ajuda a multiplicar a cultura folclórica nacional. O festival ensina aos brasileiros sobre a diversidade das tradições do País, envolvendo danças, costumes e as músicas de cada cantinho do Brasil. O espetáculo de abertura da festa, tradicionalmente elaborado pela secretaria municipal de Educação, é um momento que chama atenção e promete ser o mais emocionante.

A arena do Recinto, área construída especificamente para exposições e atividades folclóricas,  estará coberta de cultura, magia, calor humano e muita música. O tema deste ano será “O FolclorePulsando em Olímpia: Santa Catarina e todo Brasil em um só coração”. E, após dois anos sem a festa presencial, o evento reunirá cerca de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de mais de 15 estados de todas as regiões brasileiras. O que reforça a grandeza do evento na cidade que não vai dormir por nove dias.

Para incentivar o turismo no local, o Hurb, empresa de tecnologia que possui a maior plataforma de viagens online do Brasil, iniciou os investimentos na cidade em 2012, sendo a primeira OTA que tinha Olímpia em sua prateleira de produtos, isso contribuiu para o desenvolvimento da cidade como destino turístico. Além disso, a empresa investiu nos hotéis da região e na abertura de novos resorts que entraram em operação nos últimos anos, além do plano de ação para vendas de pacotes de viagens para a cidade das águas termais, que foram fundamentais na construção desse case de sucesso.

“A cidade é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode impulsionar os negócios, gerando interesses e maior competitividade para a economia. Em pouco menos de 10 anos, apoiamos as redes hoteleiras e incentivamos o turismo cultural em uma região que conta com atrações diferenciadas e que se destacam pelos parques aquáticos e pela tradição folclórica”, comenta Ana Feliciano, Head de Educação do Hurb. O incentivo do Hurb na região também “contribui para uma melhor exposição da cultura brasileira invadindo as ruas e as casas dos Olimpiense, retratando a representatividade da principal festa para a cidade”,  ressalta Ana.

Atualmente, a cidade comporta mais de 34 mil quartos na rede hoteleira. O Thermas Parque dos Laranjais foi eleito pelo quarto ano consecutivo segundo lugar no mundo e primeiro lugar da América Latina e Brasil na categoria Parque Aquático, segundo o TEA/AECOM (Themed Entertainment Association), só sendo superado pelo chinês Chimelong, ficando à frente dos parques da Disney, nos Estados Unidos. Já o Hot Beach Park, um dos 10 parques aquáticos mais visitados da América Latina, tem estrutura para receber até 8 mil visitantes por dia, mais de 15 atrações para toda a família, com estrutura de equipamentos nacionais e importados do Canadáe Méxicoe piscinas com temperatura da água de 32°C. O hotel pertence ao Grupo Ferrasa, que possui dois resorts integrados “na areia” com um total de quase mil apartamentos (Olímpia, 2022).

Para aproveitar o festival do Folclore, o Hurb preparou descontos especiais nos hotéis e resorts da região que incentivam a cultura do Festival do Folclore nas unidades com exposições e programações extras para o público. Com diárias a partir de R$852 (+ taxas) é possível se hospedar no Celebration Resort Olímpia by Hot Beach. Há outras opções de hospedagem que variam de acordo com a localização e os serviços oferecidos nas redes, como no Hot Beach Suítes; Hot Beach Resort Olímpia e no Thermas Park Resort & SPA by Hot Beach. A plataforma oferece opções de parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

O Grupo Ferrasa  reforçou seus hotéis para receber as atrações e para contextualizar ainda mais o evento: “inserimos dentro da rede Hot Beach uma área específica para exposições que contribuem com informações sobre a cultura folclórica”, explica Flávio Sant’Anna.

Além do festival, Olímpia oferece um leque de atrações de lazer que ficam abertas o ano todo e são boas escolhas para o pós-fechamento dos parques aquáticos. A Vila Guarani foi inaugurada em junho deste ano e está equipada para receber turistas que buscam entretenimento, lazer e comida boa. O espaço, recém inaugurado, conta com um inédito brinquedo que recebeu o nome de “Viiixi”, uma enorme casinha da árvore de 15 metros de altura, com tubulações, pontes, cordas e madeiras, além de caminhos inusitados por toda extensão do parque infantil.

Festival do Folclore

Datas: 6 a 14 de agosto

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 - Vila Hipica, Olímpia - SP

Mais informações em: http://www.folcloreolimpia.com.br 

Compartilhe  

últimas notícias