Diário de São Paulo
Siga-nos
REABERTURA

Reinauguração do Teatro Cultura Artística ocorre neste domingo

Teatro fica no Centro de São Paulo e foi destruido em um incendio em 2008

Reinauguração do Teatro Cultura Artística ocorre neste domingo - Imagem: Reprodução / X / @colunadoberaldo
Reinauguração do Teatro Cultura Artística ocorre neste domingo - Imagem: Reprodução / X / @colunadoberaldo

William Oliveira Publicado em 25/08/2024, às 16h15


Neste domingo (25), o Teatro Cultura Artística, um dos pontos culturais mais importantes da cidade de São Paulo, será reaberto após 16 anos. O local estava em reforma desde que foi destruído por um incêndio em 2008.

A reabertura, inicialmente programada para novembro de 2021, sofreu diversos atrasos devido a problemas nas obras.

De acordo com a Associação Cultura Artística, a reconstrução do teatro tem como objetivo restaurar a ideia inicial do prédio de 1950, que era transformá-lo em um local focado em concertos musicais. Por isso, as salas do teatro foram reformadas para proporcionar uma melhor experiência sonora.

"A gente fez uma reflexão muito grande sobre o que o cultura artística fez ao longo de sua história, o que existe na cidade de São Paulo, quais eram as lacunas e mesmo que tipo de sala que seria adequado para esse tipo de espaço que a gente tem? E a resposta foi simples, na verdade, a resposta para essas perguntas todas seria uma sala dedicada pra música para formações mais íntimas que era algo que a gente não tinha aqui em São Paulo", afirmou Frederico Lohmann, diretor executivo do Cultura Artística.

A restauração contou com um investimento total de R$ 87 milhões, com recursos utilizados exclusivamente da Lei Rouanet. Até hoje, não se sabe exatamente o que provocou o incêndio.

O teatro foi inaugurado em 1950 e se tornou o palco de alguns dos principais artistas brasileiros do século XX. Antes do teatro ser construído, em 1912, a Cultura Artística já existia, tendo sido criada por um grupo de empresários e intelectuais, entre eles Mário de Andrade e Olavo Bilac.

Compartilhe