Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

O Brasil e a Desindustrialização

O Brasil e a Desindustrialização - Imagem: Reprodução | EsquerdaDiário
O Brasil e a Desindustrialização - Imagem: Reprodução | EsquerdaDiário
Cesário Melantonio Neto

por Cesário Melantonio Neto

Publicado em 08/09/2023, às 05h20


Certa vez um político escreveu que o passado nunca passa.

Fazia referência à sociedade dos estados sulistas após a guerra civil norte-americana.

O caso brasileiro é diferente pois parece ser o presente que não passa. Já fomos no passado o país do futuro segundo Stefan Zweig.

Entre os anos 1930-1980 fomos a nação que mais cresceu no mundo ocidental.

O que aconteceu com o Brasil? Porque o presente se move tão lentamente? Porque ninguém mais diz que somos o país do futuro?

Estamos amarrados por um no gordio e precisamos desata-lo o mais rapidamente possível. Os fatores de conservadorismo petrificaram tanta a sociedade brasileira que é como se não tivéssemos mais um futuro.

Passamos a ter dificuldades para pensar o novo e assim ficamos com o Brasil de ontem.

A paralisia brasileira, no momento em que o mundo passa por transformações radicais, assiste às mudanças sem conseguir se inserir na globalização.

A nossa inserção se faz por meio de uma via neocolonial baseada no setor primário e no modelo exportador de produtos de base hoje ultrapassado. E como se voltássemos no tempo ao período colonial.

A indústria que foi o carro chefe da nossa economia simplesmente quase que desapareceu. Deixou como herança enormes regiões metropolitanas, superpopuladas e seus graves problemas sociais e econômicos.

O eixo se transferiu para o interior , menos populoso, longe das grandes cidades, que não agrega valor aos produtos exportados, paga menos impostos e que , por suas características inerentes, e incapaz de pensar a Nação.

Os governos se sucedem e não conseguem romper este círculo vicioso.

Evidentemente que a presidência Lulase afastou da barbárie nazifascista bolsonarista e busca um novo modelo para a reindustrialização do Brasil.

Nesse processo os bancos públicos BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal terão papel de relevo a desempenhar como se espera atualmente.

A reinserção nossa no panorama mundial já se reiniciou em janeiro último fazendo possível a saída brasileira da condição de pária internacional legado da última administração federal.

O Brasil precisa retomar o desenvolvimento econômico industrial sob pena de continuar a viver no modelo do passado colonial.

Temos de não ter como pilar o velho sistema de trocas comerciais coloniais que nos amarra a uma situação reacionária de permanente dependência. Que só gera pobreza e desigualdade social.

Os grandes problemas nacionais só serão vencidos quando conseguirmos reconstrução de um projeto nacional que tínhamos e pode ser retomado pelo governo do presidente Lula.

Isto passa pelos partidos políticos, pela sociedade civil, universidades e intectuais. Não é tarefa fácil.

O Brasil amorfo, patético, sem adrenalina e sem entusiasmo do anterior governo ficou felizmente para trás como coisa de um passado triste.

Podemos recuperar a capacidade de pensar , de reindustrialização e agir rapidamente para não perdermos a oportunidade de fazer parte ativa e propositiva do mundo novo do século vinte e um .

Compartilhe  

últimas notícias