Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Instituto Mantelli: atendimento à população vulnerável e de baixa renda com sede em São Paulo

Médicos que atuaram no SUS por uma década fundam instituição que dará acesso à saúde de qualidade para famílias de baixa renda

Médicos que atuaram no SUS por uma década fundam instituição que dará acesso à saúde de qualidade para famílias de baixa renda - Imagem: Divulgação
Médicos que atuaram no SUS por uma década fundam instituição que dará acesso à saúde de qualidade para famílias de baixa renda - Imagem: Divulgação
Analice Nicolau

por Analice Nicolau

Publicado em 29/11/2023, às 14h00


Saúde da mulher, cuidados na gestação, parto (pré-natal humanizado) e puerpério, educação sexual, promoção da saúde e prevenção de doenças. Estes serão os serviços médicos propostos que o novíssimo Instituto Mantelli, organização sediada em São Paulo, levará às populações de baixa renda e às comunidades em situação de vulnerabilidade e com problemas em acesso à saúde de qualidade. 
O Instituto Mantelli, idealizado pelos médicos referenciais em suas áreas (ginecologia e obstetrícia) Domingos e Erica Mantelli, é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Os fundadores desta instituição tiveram atuações marcantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e, com isso, puderam testemunhar diversas lacunas que as mulheres de baixa renda enfrentam com a saúde pública.
Desta forma, o casal Mantelli teve a iniciativa de fundar uma instituição que prestasse assistência médica gratuita e integral, com qualidade e excelência, às comunidades vulneráveis. 
Além dos serviços citados, o Instituto Mantelli também oferecerá tratamento e acolhimento às vítimas de abuso sexual. E ainda, um programa educacional direcionado à formação de médicos e profissionais de saúde. Para isso, a instituição contará com o apoio voluntário de equipes multidisciplinares como psicólogos, nutricionistas, biomédicos, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde. 
A iniciativa também terá suporte e parceria com organizações públicas e privadas (empresas e entidades), em doações financeiras e em espécie. Inicialmente, o Instituto Mantelli será presidido pela médica ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual, Erica Mantelli, com a vice-presidência do também ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, e a direção de projetos da empresária e administradora Patrícia Leal (Rede Giraffas e membro da ABF). 
Instituto Mantelli
Imagem: Divulgação
“Com a experiência que acumulamos com a atuação na esfera pública podemos detectar uma série de entraves para o acesso qualitativo da saúde da mulher. Essa iniciativa objetiva contribuir significativamente para a oferta de excelência às comunidades mais necessitadas”, comenta a presidente do Instituto Mantelli, Erica Mantelli. 
Ação Comunitária Itinerante
Entre as ações sociais previstas pelo Instituto Mantelli está uma ação comunitária itinerante e volante, onde veículos (ônibus e vans) equipados com modernos aparelhos de diagnóstico e tratamento, além de produtos para saúde, serão direcionados às comunidades carentes e de difícil acesso para serem atendidas por profissionais de saúde amplamente capacitados. Isso sem qualquer custo às pacientes.
Desse modo, mulheres adolescentes, adultas e idosas serão consultadas, diagnosticadas e tratadas de forma integral, dentro ou nos arredores das próprias comunidades. 
Lançamento do Instituto Mantelli
Com o slogan “Saúde com Excelência. Vida com Propósito”, o Instituto Mantelli será inaugurado no dia 8 de dezembro, às 20h, no Auditório Lagoinha Alphaville (Av. Tamboré, 74 – Alphaville – SP).  
Mais sobre os médicos
Dr. Domingos Mantelli é ginecologista e obstetra. Autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição. Dr. Domingos Mantelli tem pós-graduação em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, e em Medicina Legal e Perícias Médicas.
Dra. Erica Mantelli é ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual - Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduada em disciplinas como Medicina Legal e Perícias Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), e Sexologia/Sexualidade Humana. É formada também em Programação Elsever Institute).
Serviço:
Inauguração Fundação Mantelli
Dia 8 de dezembro – 20h
Auditório Lagoinha 
Av. Tamboré, 74 – Alphaville – São Paulo
Compartilhe  

últimas notícias