Diário de São Paulo
Siga-nos

Nossos atletas: Maurício Souza, Brait e trio do Praia são interior de MG no vôlei em Tóquio 2020

O vôlei brasileiro terá representantes do interior de Minas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que serão realizados em 2021 por causa da pandemia de

ATLETAS
ATLETAS

Redação Publicado em 22/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h38


O vôlei brasileiro terá representantes do interior de Minas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que serão realizados em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. O central Maurício Souza, de Iturama, e a líbero Camila Brait, de Frutal, representarão o Brasil em busca de mais um ouro olímpico nos dois naipes. Os dois são personagens da série “Nossos atletas”, produção do MG1 e do ge que mostra atletas olímpicos da área de cobertura da TV Integração.

Além deles, a série também destaca a convocação do trio do Praia Clube, tradicional time de vôlei de Uberlândia e que leva o nome da cidade em competições nacionais e internacionais. A central mineira Carol está no Praia desde a temporada 2018/19 e é uma das peças importantes da seleção comandada por José Roberto Guimarães. As irmãs Martínez, destaques da República Dominicana e do time mineiro, foram incluídas como personagens da região em Tóquio.

As disputas do vôlei masculino começam nesta sexta-feira e vão até 7 de agosto. O Brasil estreia contra a Tunísia nesta sexta, às 23h05 (de Brasília)

Os jogos do feminino começam no domingo, dia 25, e terminam no dia 8 de agosto. O Brasil estreia contra a Coreia do Sul no domingo, às 9h45 (de Brasília). Na mesma chave da seleção brasileira está a República Dominicana, que também joga pela primeira vez no mesmo dia, mas às 2h20 (de Brasília) contra a Sérvia.

Maurício Souza

Maurício Souza foi campeão olímpico na Rio 2016 — Foto: FIVB

Maurício Souza foi campeão olímpico na Rio 2016 — Foto: FIVB

O central Maurício Luiz de Souza, mais conhecido como Maurício Souza, nasceu em Iturama, no Pontal do Triângulo Mineiro, no dia 29 de setembro de 1988. O jogador de 2,09m tem uma trajetória vitoriosa na seleção brasileira. Em 2016, no Rio de Janeiro, ele fez parte do ouro olímpico do vôlei masculino e foi recebido com festa na cidade natal, onde também tem um projeto social de vôlei desde 2014.

Em Tóquio, o jogador de 32 anos disputará a segunda olimpíada da carreira e tentará repetir o feito pelo Brasil. Na preparação para os Jogos do Japão, ele ajudou a seleção a conquistar o ouro na Liga das Nações 2021. Maurício Souza atuará no Minas, de Belo Horizonte, na temporada 2021/22.

Camila Brait

Camila Brait disputará primeira olimpíada da carreira — Foto: FIVB

Camila Brait disputará primeira olimpíada da carreira — Foto: FIVB

Nascida em Frutal, no dia 28 de outubro de 1988, Camila de Paula Brait, a Camila Brait, mudou-se para Sacramento com a família pouco depois. Começou a jogar vôlei no projeto “Meninas de Ouro”, na cidade do Alto Paranaíba. A líbero de 32 anos joga no Osasco há 13 temporadas e renovou por mais um ano com a equipe paulista.

Tóquio será a primeira experiência olímpica na carreira de Brait. Antes, a líbero chegou a ser cotada para disputar os Jogos de Londres 2012 e do Rio 2016, mas ficou fora da convocação final. Logo após o corte da Olimpíada do Rio, ela anunciou que não jogaria mais pela seleção.

No ano seguinte, a atleta tornou-se mãe da Alice. Em 2019, Brait repensou a decisão e voltou a defender a seleção brasileira. A jogadora foi titular absoluta da equipe na medalha de prata da Liga das Nações 2021, competição preparatória para os Jogos no Japão.

Trio do Praia Clube

Brayelin Martínez, Jineiry Martínez e Carol são atletas do Praia Clube — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Brayelin Martínez, Jineiry Martínez e Carol são atletas do Praia Clube — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

O trio do Praia Clube não é cria de Uberlândia, mas tem um pé na cidade do Triângulo Mineiro. A central Carol e as irmãs dominicanas Brayelin e Jineiry Martínez representam o tradicional time de vôlei da cidade no cenário nacional há algumas temporadas. Por conta disso, elas também são personagens da série “Nossos Atletas”.

Na comissão técnica, o treinador do Praia, Paulo Coco, é auxiliar da seleção feminina e braço direito de José Roberto Guimarães. O analista de desempenho da equipe de Uberlândia, Denis Cabral, também foi convocado para a seleção.

Carol

Carol também disputará a primeira olimpíada da carreira — Foto: FIVB

Carol também disputará a primeira olimpíada da carreira — Foto: FIVB

Ana Carolina da Silva, a Carol, nasceu em Belo Horizonte no dia 8 de abril de 1991 e passou a infância em Santa Luzia, região metropolitana da capital. Começou a jogar pelo Mackenzie-MG. Multicampeã por Rio de Janeiro e Praia Clube e com diversos prêmios individuais como melhor bloqueadora, a central de 1,83m é um verdadeiro “paredão”. Ela está no Praia desde a temporada 2018/19.

Carol jogará os Jogos Olímpicos pela primeira vez na carreira. Em 2016, ela foi cortada meses antes da Olimpíada no Rio devido a uma lesão. Em Tóquio, a central chega como uma das peças importantes na seleção treinada por Zé Roberto, principalmente pelo fundamento bloqueio. Na preparação, foi prata da Liga das Nações 2021.

Irmãs Martínez

Brayelin Martínez e Jineiry Martínez, do Praia Clube, representam a República Dominicana desde a base — Foto: FIVB

Brayelin Martínez e Jineiry Martínez, do Praia Clube, representam a República Dominicana desde a base — Foto: FIVB

Nascida em 11 de setembro de 1996, em Santo Domingo, na República Dominicana, a máquina de fazer pontos Brayelin Martínez tem 24 anos e 2,01m de altura. A oposta, que também joga como ponteira, está no Praia Clube desde a temporada 2019/20.

A irmã mais nova, Jineiry, nasceu no dia 3 de dezembro de 1997, também na capital dominicana. A central de 23 anos e 1,90m chegou ao time mineiro na última temporada.

Pela seleção nacional, as duas têm trajetória vitoriosa. Brayelin e Jineiry foram campeãs mundiais sub-20 em 2015 e prata e bronze nas edições de 2013 e 2015 do Mundial sub-23, respectivamente. Pela seleção adulta, jogam juntas desde 2015 e levaram o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Além disso, ajudaram o país a se classificar para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Na preparação para os Jogos, foram sexto lugar na Liga das Nações 2021.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias