Diário de São Paulo
Siga-nos

No extrato do FGTS, a conta inativa aparece como ativa. Como resolver?

O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo poderá ser feito a partir de 10 de março pelos trabalhadores que pediram demissão ou foram

No extrato do FGTS, a conta inativa aparece como ativa. Como resolver?
No extrato do FGTS, a conta inativa aparece como ativa. Como resolver?

Redação Publicado em 12/03/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h06


De acordo com a Caixa, isso ocorre porque a empresa não deu baixa no contrato de trabalho; beneficiário deve comprovar que saiu do emprego para sacar seu fundo.

O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo poderá ser feito a partir de 10 de março pelos trabalhadores que pediram demissão ou foram mandados embora por justa causa até dezembro de 2015. Mas muitos beneficiários têm procurado as agências da Caixa Econômica Federal porque alegam que, ao consultar o saldo na internet, a conta aparece como ativa na consulta ao saldo, mesmo eles tendo encerrado o vínculo com a empresa.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, isso ocorre porque a empresa não deu baixa no contrato de trabalho.

Para receber o dinheiro da conta inativa, o beneficiário deve comprovar que não trabalha mais na empresa. Para isso, ele deve levar até a Caixa Econômica Federal o contrato de rescisão ou a carteira de trabalho que tenha o registro provando que a empresa encerrou o contrato de trabalho.

Caso não seja possível comprovar por esses meios, o beneficiário terá de procurar a empresa para pedir o termo de rescisão ou a baixa na carteira. Em caso de não haver acordo com o empregador, o trabalhador pode buscar auxílio nas Superintendências Regionais do Trabalho (antigas DRTs), que são ligadas ao Ministério do Trabalho e têm a responsabilidade de fiscalizar as empresas, ou ainda procurar o sindicato da sua categoria.

Saques

Até 31 de julho, trabalhadores com contas inativas até 31 de dezembro de 2015 poderão sacar o dinheiro do FGTS, seguindo um calendário de acordo com a data de nascimento do beneficiário.

 (Foto: Reprodução/G1) (Foto: Reprodução/G1)

(Foto: Reprodução/G1)

Devido à liberação do dinheiro, a Caixa Econômica Federal disponibilizou o site exclusivo para informações e consultas de saldos somente das contas inativas: www.caixa.gov.br/contasinativas, e o telesserviço 0800 726 2017. O interessado pode ainda acessar as informações pelo aplicativo da Caixa, mas nesse caso aparecerão também as contas ativas do FGTS.

De acordo com o governo, são mais de R$ 43 bilhões parados nessas contas e o governo calcula que, desse total, R$ 34 bilhões serão sacados por trabalhadores.

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir em quatro sábados, de março a julho, para atender somente aos interessados em sacar o dinheiro. Serão 1.891 agências abertas nos seguintes sábados: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho. O horário de funcionamento será das 9h às 15h. A relação das agências consta no site http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fGTS/contas-inativas/agencias/Paginas/default.aspx

Compartilhe  

últimas notícias