Diário de São Paulo
Siga-nos

Nível do Rio Batalha aumenta e comportas de represa são parcialmente abertas em Bauru

O nível do Rio Batalha subiu de 3,5 para 3,9 metros com as chuvas registradas em Bauru (SP) nos primeiros dias do mês de agosto. Conforme o Departamento de

Nível do Rio Batalha aumenta e comportas de represa são parcialmente abertas em Bauru
Nível do Rio Batalha aumenta e comportas de represa são parcialmente abertas em Bauru

Redação Publicado em 06/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h30


Chuva nos primeiros dias de agosto foi suficiente para deixar o volume do rio em estado considerado dentro da normalidade para garantir abastecimento de 40% da população.

O nível do Rio Batalha subiu de 3,5 para 3,9 metros com as chuvas registradas em Bauru (SP) nos primeiros dias do mês de agosto. Conforme o Departamento de Água e Esgoto (DAE), o resultado positivo é um volume considerado dentro da normalidade para garantir o abastecimento da população.

Ainda conforme o DAE, as comportas da represa, que estavam fechadas desde abril para armazenar água durante o período de seca, foram parcialmente reabertas para evitar transbordamento.

O Rio Batalha garante o abastecimento a cerca de 40% dos moradores de Bauru, o que representa 104 mil pessoas que dependem do manancial.

A chuva voltou ao Centro-Oeste Paulista no dia 30 de julho, após 46 dias de estiagem. Apesar de rápida e com pouco volume, cerca de 0,5 milímetros de água de acordo com Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Ipmet), a chuva trouxe alívio aos moradores de Bauru.

Entretanto, os primeiros três dias de agosto somaram mais 30 milímetros de chuva, fazendo com que o mês seja o mais chuvoso dos últimos 120 dias.

Bauru registrou pequena quantidade de chuva após 46 dias de estiagem  (Foto: Cesar Evaristo / TV TEM )

Bauru registrou pequena quantidade de chuva após 46 dias de estiagem (Foto: Cesar Evaristo / TV TEM )

Compartilhe  

últimas notícias