Diário de São Paulo
Siga-nos

Neymar foi chamado de macaco, dizem especialistas em leitura labial

Uma semana após a polêmica envolvendo Neymar e o espanhol Álvaro González , o "Esporte Espetacular", da Globo, reuniu especialistas para analisar se houve ou

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 20/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h19


Ofensa racista partiu do zagueiro Álvaro González, do Olympique

Uma semana após a polêmica envolvendo Neymar e o espanhol Álvaro González , o “Esporte Espetacular”, da Globo, reuniu especialistas para analisar se houve ou não uma ofensa racista contra o brasileiro.

Felipe Ramos, da Associação de Surdos do Rio de Janeiro, Felipe Oliver e Mikel Vidal, tradutores de libras, foram unânimes em dizer que o zagueiro chamou Neymar de macaco.

“Ele fala a palavra ‘mono’ em espanhol, no momento em que ele, inclusive, fala e vira a boca. Ali fica claro. A gente não conseguiu, por exemplo, perceber o que ele fala antes de falar a palavra ‘mono’. Mas a palavra ‘mono’ foi um trecho que a gente teve consenso na hora em que estava fazendo o trabalho de leitura labial”, disse Felipe Oliver.

Os especialistas analisaram também a  resposta de Neymar ao adversário e identificaram uma ofensa homofóbica.

“Num segundo momento, fica claro também uma ofensa homofóbica”, disse Oliver.

Após a polêmica, Neymar foi suspenso por duas partidas por conta da agressão contra Álvaro González, que segue sendo investigado pelo suposto ato de racismo.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias