Diário de São Paulo
Siga-nos

Neste 100° artigo, mais uma vez, o personagem é Bolsonaro

Por Kleber Carrilho

Neste 100° artigo, mais uma vez, o personagem é Bolsonaro
Neste 100° artigo, mais uma vez, o personagem é Bolsonaro

Redação Publicado em 29/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h13


Por Kleber Carrilho

Neste 100° artigo, mais uma vez, o personagem é Bolsonaro

Este é o meu centésimo artigo no Diário de S. Paulo. Isso mesmo! Há mais de 100 semanas, com algumas pequenas interrupções, coloco aqui algumas linhas, com ideias, análises e previsões sobre o ambiente político.

Nos conteúdos que escrevi nesses dois anos, que já poderiam ser reunidos em um livro, a pessoa mais citada, sem dúvida, foi o presidente Jair Bolsonaro. Por isso, acredito que tenho o dever de explicar a presença tão constante. Afinal, como um homem tão comum pode estar nos meus textos tantas vezes?

Alguém poderia me responder que o motivo é claro: ele é o presidente da República, e eu falo sobre política.

Mas não é tão simples assim. Bolsonaro exerce um papel de referência para mim. Isso porque ele é o personagem principal de um movimento que vi nascendo e, mesmo que não pudesse fazer nada sozinho, talvez eu tenha entrado na onda da maioria e acreditado que a crítica barata, a não-política, o voto no palhaço Tiririca eram só movimentos isolados, um pequeno conjunto de ondas que não atacariam diretamente a democracia.

Naquele momento, eu já era professor universitário, já falava com jovens e, como tal, já influenciava. E não fiz muito mais do que observar com interesse científico. Também nas manifestações de 2013, que chocavam o ovo da serpente, reconheço que não tive a interpretação correta, como muitos democratas não tiveram.

Em vez de tentar “pegar pela mão”, explicar os valores democráticos, a importância das instituições e os fundamentos da política, entendi que aquele era somente um paralelo nacional de tantos movimentos que as redes sociais digitais tinham despertado pelo mundo.

Hoje, ao ver o resultado de tudo isso sendo representado por Jair Bolsonaro na cadeira da Presidência da República, tenho, sim, um sentimento de culpa. E talvez esteja aí uma das explicações para as inúmeras vezes em que ele esteve nos textos. Com certeza, muito mais do que deveria.

Portanto, é hora de, mais do que trazer essa culpa para cá, levá-la para a terapia. E esperar que os próximos cem artigos tenham temas e personagens muito mais interessantes.

Kleber Carrilho é professor, analista político e doutor em Comunicação Social
Instagram: @KleberCarrilho
Facebook.com/KleberCarrilho
Compartilhe  

últimas notícias